Terça-Feira, 28 de Novembro de 2023 às 15:15:00
Feira da Reforma Agrária e Agroecologia 2023 começa nesta quarta-feira
Evento é resultado de convênio entre os governos estadual e federal

Começa nesta quarta-feira, 29, a partir das 8h, no Parque João Cleophas, a Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana. O evento, realizado por meio de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), acontece até o próximo sábado, dia 02 de dezembro.

De acordo com o secretário da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, a feira será um espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar. “O evento vai promover a venda de produtos alimentícios in natura e artesanais vindos de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e de pequenos agricultores de todas as regiões do estado. Além disso, teremos uma programação educacional, cultural, técnica e de saúde”, destacou.

A expectativa com a realização da feira é de que sejam beneficiadas diretamente mil pessoas, e outras 10 mil famílias, de forma indireta, de todas as regiões sergipanas, representando todas as categorias de agricultores camponeses do estado, a exemplo de indígenas, quilombolas, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos ciganos, pescadores e extrativistas, como as catadoras de mangaba.

Os feirantes estarão organizados em 250 núcleos de comercialização, oferecendo produtos agrícolas in natura de origem animal e vegetal, produtos de base agroecológica, agroindustrializados, minimamente processados e artesanato. “Os participantes, também, terão acesso a palestras sobre temas relacionados ao dia a dia no campo, como ‘agricultura familiar e cooperativismo’, ‘perdas e desperdícios de alimentos’, ‘manejo integrado e pragas na agricultura’ e sobre ‘segurança alimentar, nutrição e saúde’”, divulgou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gilson dos Anjos, ao destacar que os temas serão abordados pela equipe de técnicos da empresa.

Programação cultural

Além de promover a comercialização de produtos alimentícios e artesanais, difundir a cultura camponesa e integrar culturalmente as populações urbanas e do campo, a Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana vai contar com uma programação cultural, durante os quatro dias de evento, sempre no período da tarde.

No local, serão realizadas apresentações artísticas com o grupo Renovação, Mimi do Acordeon, banda Quixaba do Nordeste, Batuque das Mulheres de Cruiri e Fabinho Forrozão.

/ Notícias / agricultura

Feira da Reforma Agrária e Agroecologia 2023 começa nesta quarta-feira