Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 12:15:00
Expoglória é iniciada com certificação nacional para mais um laticínio sergipano
A entrega do certificado foi feita pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário

Mais um laticínio do alto sertão sergipano conquista a certificação de Inspeção Brasileira. Desta vez, o estabelecimento Milk Vida passa a ser reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A entrega do certificado foi feita na noite da última quinta-feira, 19, pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), durante a abertura oficial da Expoglória 2023. A feira agropecuária tradicional da região do sertão sergipano foi organizada pela Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, em parceria com a Cooperativa Sertaneja do Agronegócio (Coopesea). Ainda durante o ato de abertura, a prefeitura entregou também a certificação municipal a dois laticínios.

Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância da bacia leiteira para o desenvolvimento da região sertaneja. “A entrega dos certificados e a construção deste parque de exposições agropecuárias é uma demonstração da força que tem a vocação leiteira. Gosto de citar o exemplo de um pequeno laticínio de três tarefas, que movimenta o leite de 18 currais, comprando dois mil litros de leite. Esse laticínio tem nove funcionários e compra o leite dos currais que tem mais 36 funcionários, ou seja, no total são 45 pessoas sobrevivendo de um pequeno laticínio, mostrando a importância que o leite tem para nossa economia. Por isso mesmo, estou convencido de que o governador que cuida do sertão tem que cuidar do leite, e é por isso que eu tenho esse compromisso com o sertão”, pontuou o governador.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, o certificado de inspeção garante que os empreendimentos possam comercializar os produtos de forma segura em todo o estado. “Os laticínios com inspeção sanitária e que recebem o selo Sisbi estão autorizados a comercializar em todo o Brasil. Além disso, a população passa a consumir produtos com mais segurança em relação à qualidade sanitária. Temos dez estabelecimentos com Selo de Inspeção Estadual e, de fevereiro até hoje, avançamos com três agroindústrias que alcançaram a certificação de inspeção nacional [Sisbi], que dá condições do produtor levar seu produto para fora do estado”, observou o secretário. “A Secretaria de Estado da Agricultura e a Emdagro estão trabalhando firmes para agilizar e atuar no apoio técnico à formalização e regularização sanitária e ambiental das queijarias”, afirmou.

O proprietário do Laticínio Milk Vida, localizado no município de Porto da Folha, Carlos Soares, falou da alegria de conquistar o certificado que possibilitará a ampliação da produção e da comercialização. “Representa um sonho de família. Trabalhamos e investimos muito para alcançar esse selo, que vai garantir conseguirmos vender em todos os supermercados. Sou muito grato a todos da Secretaria da Agricultura e da Emdagro pelo apoio, pelas orientações que nos ajudaram a chegar até aqui”, disse o produtor.

O laticínio Milk Vida produz queijo mussarela, queijo coalho (pré-cozido), queijo de manteiga (requeijão), queijo prato e manteiga. Emprega 35 pessoas na fábrica e beneficia cerca de 20 mil litros de leite por dia, comprados dos produtores de Porto da Folha, Gararu e Nossa Senhora da Glória.

Sobe a Expoglória

A Expoglória acontece no Parque de Exposições Cidade do Leite, em Nossa Senhora da Glória. O parque foi erguido em uma área de 50 tarefas de terra, com espaço para exposição de animais, stands de apresentação e vendas de maquinários e produtos agrícolas, auditório para a realização de palestras e leilões e uma arena multi show, que receberá atrações musicais durante a realização da Expoglória 2023, nesta sexta-feira, 20, e no sábado, 21.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 12:15:00