Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 15:45:00
Emdagro vai realizar Dia de Campo sobre a batata doce em Itabaiana
Ação acontecerá no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agroecologia (CDT), das 8h às 12 h, com produtores dos municípios de Itabaiana, Moita Bonita, Malhador e Ribeirópolis

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), realizará um 'Dia de Campo', no próximo dia 16 de março, no perímetro irrigado de Jacarecica I,município de Itabaiana, região Agreste do estado. A ação acontecerá no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agroecologia (CDT), das 8h às 12h, com produtores dos municípios de Itabaiana, Moita Bonita, Malhador e Ribeirópolis, especialmente os cadastrados no Programa de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Batata-Doce (Prodeter) .

A batata-doce (Ipomoea batatas) representa uma boa alternativa de renda para o agricultor, especialmente pelo baixo custo de produção e por apresentar ciclo curto, que propicia um fluxo regular de capital na produção.

Em Sergipe, essa cultura está distribuída em uma área de 3.292 hectares, localizada, principalmente, em Itabaiana, com 64,6% da produção, e Moita Bonita, com 21,54%. Mais de 600 famílias estão envolvidas diretamente no sistema de produção e beneficiamento da batata doce, enquanto várias outras famílias atuam na comercialização do produto, o que demonstra a importância social e econômica da cultura em Sergipe.

Durante toda a manhã do dia 16 de março serão debatidos assuntos relacionados à tecnologia de cultivos e a comercialização da batata doce, conforme programação a seguir:

8 horas – Inscrição com

Equipe da Unidade Local da Emdagro, em Itabaiana.

1ª ESTAÇÃO - ABERTURA

Jean Carlos Nascimento Ferreira - Diretor Técnico da Emdagro;

Lorena Souza – Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar; Rogério Evangelista Silva – BN - Coordenador do Prodeter da Cultura da Batata-doce.

2ª ESTAÇÃO

Solos e interpretação de análise de solos -

Adailton Santos – Eng. Agrônomo da Emdagro.

3ª ESTAÇÃO

Cultivares, Nutrição e Adubação no Sistema Convencional e Orgânico

Maria Urbana Correia Nunes – Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

4ª ESTAÇÃO

Principais doenças da cultura da batata-doce e métodos de controle cultural

Susi Alves da Silva – Eng. Agrônoma da Sec. Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar.

5ª ESTAÇÃO

Controle Biológico de pragas da cultura da batata-doce Marcelo Mendonça - Coordenador de Pesquisa da Emdagro e Augusto César Rocha Barros – Chefe do Perímetro Irrigado da Ribeira.

6ª ESTAÇÃO

Comercialização da Batata-doce

José Joelito Costa Santos – Cooperafes de Moita Bonita

7ª ESTAÇÃO - (Experimento de Batata-doce)

Avaliação do Experimento de Batata-doce (Debate e avaliação)

Waltenis Braga Silva – Extensionista da Emdagro/ Gestor do CDT da Emdagro

/ Notícias / agricultura

Emdagro vai realizar Dia de Campo sobre a batata doce em Itabaiana
Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 15:45:00

8 horas – Inscrição com

Equipe da Unidade Local da Emdagro, em Itabaiana.

1ª ESTAÇÃO - ABERTURA

Jean Carlos Nascimento Ferreira - Diretor Técnico da Emdagro;

2ª ESTAÇÃO

Solos e interpretação de análise de solos -

Adailton Santos – Eng. Agrônomo da Emdagro.

3ª ESTAÇÃO

Cultivares, Nutrição e Adubação no Sistema Convencional e Orgânico

Maria Urbana Correia Nunes – Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

4ª ESTAÇÃO

Principais doenças da cultura da batata-doce e métodos de controle cultural

5ª ESTAÇÃO

6ª ESTAÇÃO