Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 17:45:00
Emdagro promove encontro estadual para avaliar e planejar atuação nas comunidades quilombolas de Sergipe
Objetivo central do encontro foi a socialização das atividades realizadas durante 2023, a avaliação dos resultados alcançados e a identificação de desafios.

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveu nessa quarta-feira, 6, o 5º Encontro Estadual das Equipes Técnicas no Escritório Central da instituição. O evento, realizado no escritório central da empresa, em Aracaju, abrangeu discussões sobre as ações desenvolvidas junto às comunidades quilombolas de Poço Redondo (Serra da Guia), Capela (Pirangi), Brejo Grande (Batateiras e Resina) e Porto da Folha (Mocambo), ao longo de janeiro a novembro de 2023.

O objetivo central foi a socialização das atividades realizadas durante o período, a avaliação dos resultados alcançados e a identificação de desafios. As equipes técnicas, provenientes de diferentes regiões, colaboraram na definição de estratégias para o redirecionamento das ações, contribuindo para o planejamento do ano de 2024. As equipes presentes realizaram apresentações das ações desenvolvidas e deram destaque àquelas referentes à assessoria em pecuária de leite e de corte, avicultura, pesca, agroecologia, capacitações, diagnósticos, elaboração de projetos diversificados, cadastros da agricultura familiar, quintais produtivos, incluindo hortas e pequenas criações, entre outros.  Na ocasião, foram compartilhadas informações sobre os procedimentos adotados para a elaboração do plano de ação local e a inserção das ações executadas no Sistema de Acompanhamento (SIGA) para o ano de 2024.

“Este encontro proporcionou uma valiosa reflexão sobre os rumos da assistência técnica e extensão rural não apenas em Sergipe, mas em todo Brasil, enfrentando desafios e buscando a inclusão sustentável de homens e mulheres do campo nos espaços produtivos, de mercado e comercialização, visando sua inserção através do trabalho e da renda”, ressaltou Jean Carlos Nascimento, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural.

/ Notícias / agricultura

Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 17:45:00