Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2023 às 16:30:00
Emdagro capacita técnicos sobre cultura do milho
Hoje, a cultura do milho coloca Sergipe em quarto lugar do nordeste na produção do grão

Cada vez mais crescente em Sergipe, a cultura do milho tem chegado a regiões sem nenhuma tradição com o plantio e, hoje, já desempenha um papel importante na economia do estado. Diante dos novos desafios que envolvem a atividade, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promove, no período de 14 a 16 de agosto, em Aracaju, um curso de capacitação sobre produção de milho, interpretação de análise de solo e recomendação de adubação dessa cultura que coloca o estado como quarto maior produtor do Nordeste.

Voltado para 25 técnicos da empresa, o curso acontece no Primme Hotel, na Orla de Atalaia, e foi aberto pelo presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, que destacou a importância da capacitação. "A cultura do milho tem se expandido muito aqui em Sergipe e, por isso, vem tendo uma importância econômica muito grande para o nosso estado. Então, estamos promovendo essa reciclagem dos nossos técnicos sobre novas tecnologias, novas variedades do milho, para que eles possam atender da melhor forma os agricultores assistidos", reforçou o presidente.

A programação prevê aulas teóricas sobre condições edafoclimáticas (que considera características do meio ambiente), fisiologia do milho, população, plantabilidade (precisão no momento do plantio), posicionamento de híbridos, manejo de herbicidas, adubação e controle de pragas. "Nossa proposta é fazer um bate papo numa grande troca de experiências e que eles saiam daqui com novas atualizações sobre a cultura, porque manter-se atualizado é muito importante. Por isso, espero que os técnicos da Emdagro saiam daqui muito mais preparados para, por exemplo, sanar algumas dúvidas dos produtores e acabar com muitos mitos sobre a cultura", destacou o instrutor Wallace Borges, engenheiro agrônomo da empresa Santa Helena BioMatrix.

Segundo o diretor de Assistência Técnica da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, Sergipe, dentro do contexto regional Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), representa mais de 50% da produção de milho. "A gente está vendo o crescimento da cultura do milho em todas as regiões do estado e percebemos a necessidade dessa reciclagem, dessa capacitação dos nossos técnicos para que o agricultor, lá na ponta, tenha a melhor assistência técnica", comentou.

Para o técnico e chefe do Escritório Local da Emdagro em Carira, Ananias Rezende, o curso é importante para orientação do produtor. "Hoje tem muitas informações sobre a cultura do milho, é preciso que a gente se atualize e, com o conhecimento a mais, reforce o compromisso e a responsabilidade de orientar o agricultor da melhor forma", disse.

Outras culturas

A Emdagro tem observado o crescimento de outras cadeias produtivas que, assim como o milho, tem se mostrado como opção para o pequeno produtor. "Começamos realizando diagnóstico na cultura das plantas ornamentais, que tá crescendo muito e que dá um bom rendimento por área para o produtor; do café, que foi uma cultura muito forte no estado e está voltando; a do próprio milho; e a do açaí, que é uma atividade extremamente rentável. Vamos capitanear as ações, inclusive, na questão do zoneamento agrícola dessas culturas, como fizemos com a batata doce", disse o coordenador de Agricultura da Emdagro, Eduardo Cabral.

/ Notícias / agricultura

Emdagro capacita técnicos sobre cultura do milho