Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2023 às 20:15:00
Agricultores e pescadores aprovam serviços e informações ofertadas no ‘Sergipe é aqui’ em Santo Amaro das Brotas
Análises de solo, regularização de CAF, solicitação para manutenção de poços e reunião do setor pesqueiro marcaram participação da Agricultura na 11ª edição do Governo Itinerante

O município de Santo Amaro das Brotas se tornou a capital do Estado nesta sexta-feira, 15, e a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) marcou presença, juntamente com suas vinculadas na 11ª edição do 'Sergipe é aqui’. A partir da iniciativa do Governo do Estado, mais de 150 serviços foram oferecidos à comunidade local.

Dentro da programação do ‘Sergipe é aqui”, a Seagri mobilizou um encontro com secretários municipais de Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros e representantes das colônias e federações de pesca e aquicultura. Participaram também representantes da Superintendência Federal da Pesca, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

A superintendente da Seagri, Ana Patrícia Guimarães, informou que o objetivo principal do diálogo foi mostrar para todos os representantes do setor a necessidade de levantamento de dados. “A reunião foi muito produtiva, visto que conseguimos explicar sobre a importância do censo e de como precisamos do comprometimento da população pesqueira e aquicultora do estado de Sergipe, para obtermos os dados e conseguirmos políticas públicas específicas e eficazes. Todos concordaram e firmamos o compromisso para atingir o nosso objetivo”, avaliou Ana Patrícia.

Durante o encontro, o secretário Municipal da agricultura de Nossa Senhora do Socorro, David Lopes, falou da experiência de realização do censo da aquicultura e pesca. “Somos o primeiro município sergipano a fazer o censo. Os desafios são enormes, em termos de manter a equipe de pesquisadores, conquistar a confiança dos produtores e de tabulação dos dados. Mas a mensagem que eu deixo para os colegas secretários é a de que não desistam. Estes dados são fundamentais para avançarmos em termos de políticas públicas”, destacou.

Serviços para a população

No estande montado para a ocasião, a Seagri, por meio da Emdagro, ofereceu o cadastro e a coleta de 30 amostras de solo, que foram posteriormente encaminhadas ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para análise. Além disso, foram distribuídas mudas frutíferas, entregues Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e fornecidas orientações técnicas aos agricultores locais.

"Essa iniciativa reforça o compromisso do governo em levar serviços essenciais e apoio à agricultura familiar diretamente às comunidades, fortalecendo o setor agrícola e promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o estado de Sergipe", destacou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

Beneficiada com mudas de árvores frutíferas, a agricultora Marilene Demésio Pereira não escondeu a alegria em ganhar mudas de qualidades produzidas pela Emdagro. "Eu ganhei mudas de manga e pitanga e estou apostando que vou chupar frutas de qualidade", disse a agricultora, que aproveitou o estande para tirar dúvidas sobre o CAF.

O agricultor José Neri da Cruz, da comunidade Caio Prado, em Santo Amaro das Brotas, veio buscar o resultado da análise de solo da sua propriedade. "Estou aqui hoje para pegar minha análise de solo que fiz com o apoio da Emdagro. Com essa análise, eu vou poder planejar melhor meu plantio e evitar perdas e desperdícios".

Água para Todos

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Ernan Sena, destacou a importância em participar desse projeto. "É o Governo do Estado, por meio da Coderse, hoje em Santo Amaro das Brotas, presente em mais um 'Sergipe é aqui'. Para nós, uma cidade muito importante, porque nós temos o programa ‘Água para Todos’ sendo efetivado, por meio da perfuração de poços nos povoados Branquinha e Areias", destacou.

Ernan Sena explica que são comunidades onde não há o abastecimento da Deso e, para fazer essa complementação, a Coderse vem atuando em todo estado. "Tivemos aqui, no dia de hoje, alguns atendimentos relativos à manutenção de poços na região. Como em todas as edições do Governo Itinerante, seguimos sempre à disposição da população sergipana", completou o diretor.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2023 às 20:15:00