Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2022 às 21:00:00
Governo de Sergipe e BNDES debatem sistema de saneamento em Sergipe
Parceria firmada entre o governo estadual e a instituição financeira em dezembro de 2021 busca a elaboração de um diagnóstico para o sistema de saneamento no estado

O governador Belivaldo Chagas recebeu nesta quarta-feira (14) representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater alinhamentos relacionados ao sistema de saneamento do estado. O encontro pautou a evolução do contrato firmado entre o banco e o Governo de Sergipe em dezembro de 2021, voltado à consultoria técnica e à captação de recursos.

Desde a assinatura do contrato, a instituição financeira vem produzindo um diagnóstico do sistema de saneamento em Sergipe. De acordo com a equipe técnica do BNDES, os resultados dos estudos de viabilidade devem ser apresentados ainda no primeiro trimestre de 2023.

"O mais importante é poder dizer que lançamos a semente através desse contato com o BNDES. É fundamental procurar caminhos, porque muitos recursos foram captados e muitos investimentos foram feitos. Duplicamos a adutora do Piauitinga, estamos destinando milhões para a adutora do Sertão. Mas muito mais precisa ser feito, e é muito importante também estreitar a relação com a sociedade", pontuou o governador Belivaldo Chagas.

O titular da Superintendência Especial de Parcerias Público-Privadas do Estado (Superpar), Oliveira Júnior, ressaltou o histórico da parceria entre o Governo de Sergipe e o BNDES. "O governador entendeu que a importância desse estudo é deixar um legado para a próxima gestão. Foi um contrato firmado um ano atrás, que deu certo e que já vem resultando em estudos preliminares. A questão do saneamento é ampla e sua resolução passa por um caminho técnico e qualificado, sobretudo contando com a parceira de instituições da relevância do BNDES", frisou.

"Estamos bem encaminhados no diagnóstico, avançando no projeto de Engenharia. A ideia é que possamos trazer esse estudo até o primeiro trimestre de 2023, incluindo a definição de modelos", destacou Luciene Machado, chefe do Departamento da Estruturação de Projetos de Saneamento do BNDES.

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, sublinhou o propósito da colaboração entre as instituições de oferecer os melhores serviços à sociedade. "Recebemos os dois primeiros estudos, sendo o primeiro o levantamento técnico e o segundo o jurídico. Ainda estamos no aguardo do estudo financeiro. Nesse processo, já pudemos sugerir uma modelagem, sempre tendo como foco a universalização dos serviços de saneamento", enfatizou.

/ Notícias / Governo

Governo de Sergipe e BNDES debatem sistema de saneamento em Sergipe