Sábado, 07 de Setembro de 2019 às 14:15:00
Alfabetização na Idade Certa é tema de Desfile da Independência na Barão de Maruim
Solenidade foi aberta oficialmente pelo governador Belivaldo Chagas Silva, o secretário da Seduc, Josué Modesto Subrinho e autoridades militares constituídas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe, Aracaju e Mercosul

Com a avenida Barão de Maruim repleta de populares, neste sábado (07) foi celebrado o 197º ano da Independência do Brasil. Para marcar a data, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parcerias com entidades civis e militares, promoveu mais um Desfile Cívico Militar, aberto oficialmente pelo governador Belivaldo Chagas Silva, o secretário da Seduc, Josué Modesto Subrinho e autoridades militares constituídas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe, Aracaju e Mercosul.

Além dos destacamentos militares, também compuseram o desfile cívico 16 escolas da rede estadual, três da rede particular e o Instituto Federal de Sergipe, além de Associações Comunitárias. “O 7 de setembro – além de comemorarmos a Independência do Brasil - também é o dia em que as famílias sergipanas, há muitos anos, fazem questão de estar presentes desde cedo, para participar do desfile cívico militar. Eles se sentem enaltecidos por isso, gostam de prestigiar e é um dia onde se aflora o sentido de brasilidade, o civismo brasileiro.  E este ano a Secretaria de Educação trouxe um tema extremamente importante que é o ‘Alfabetizar Pra Valer’ e na idade certa, e neste mês de setembro lançamos o Pacto Estadual pela Educação”, declarou Belivaldo Chagas.

“O programa Alfabetizar Pra Valer, que implementa o Pacto Sergipano pela Alfabetização na idade certa é o tema da semana da pátria. Porque a ideia é: a pátria é de todos, e ter uma alfabetização eficiente é uma forma de integrar toda população na comunhão da pátria, do sentimento pátrio, dos valores da nossa sociedade”, reforçou o secretário da Seduc, Josué Modesto.

Também presente durante toda solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou sobre a afirmação do Brasil enquanto nação e da luta pela democracia. “Este é um dia muito importante, pois representa o dia de fundação da nação brasileira, quando nos tornamos independentes de Portugal. Por isso é fundamental que, a cada ano, a gente comemore este momento de afirmação do Brasil enquanto nação, que cultue o nosso espírito de nacionalidade e de amor ao nosso país. E que seja também um momento de reafirmarmos a necessidade de trabalharmos juntos para desenvolver um país melhor, mais democrático, mais justo socialmente, soberano e mais inclusivo”, afirmou o prefeito.

O casal Renata Carvalho e João Antonio, que reside no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, levou a pequena Bianca Carvalho pela primeira vez para assistir ao desfile cívico. “É bonito e importante pela pátria, pela nossa cultura. Acompanhamos o desfile desde o começo, foi bonito ver a apresentação aérea dos militares também”, comentou Renata.

O tema

O Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetizar Pra Valer - foi lançado na quinta-feira, 29 de agosto, e seu objetivo é unir forças com as redes municipais para beneficiar mais de 86 mil estudantes nas escolas públicas do estado com deficiência em leitura e escrita. O tema deste ano recai sobre a necessidade de diminuir os índices de Sergipe, na distorção idade/série dos estudantes das Redes Públicas Estadual e Municipais, matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

O programa visa a garantir a melhoria do ciclo de alfabetização de crianças e jovens com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática, além de contribuir para a evolução escolar a fim de prevenir o abandono, a evasão e a distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é de beneficiar mais de 86 mil estudantes nas escolas públicas de Sergipe.

/ Notícias / Governo

Sábado, 07 de Setembro de 2019 às 14:15:00