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Sexta-Feira, 11 de Março de 2022 às 10:45:00
Projeto leva alunos do Instituto Santa Terezinha para conhecerem pontos históricos e culturais de Aracaju
Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto pedagógico “Você conhece Aracaju?” é direcionado aos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental 

Com os objetivos de desenvolver um olhar crítico e apurado para o entorno e enfatizar o cuidado e a valorização dos patrimônios culturais e arquitetônicos, além de contextualizar os conhecimentos históricos da mudança da capital, os alunos do Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, localizado no bairro Suíssa, em Aracaju, estão participando do Projeto “Você conhece Aracaju?”, iniciativa desenvolvida pela professora Maria Gilda Silva Nascimento, tendo como colaboradoras Elizabete Azevedo, Glauce Maria Lessa e Greyce Kelly Almeida. 

A excursão é parte da proposta pedagógica interdisciplinar da escola – envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Projeto de Vida e Ciências. De acordo com a professora Maria Gilda, na preparação para a visita, “os alunos são orientados a observar quatro aspectos: a diversidade cultural artística, os diferentes falares, as mudanças nas paisagens naturais desde a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju até hoje, após a ação do homem na construção de prédios, avenidas e ruas de Aracaju; a importância de cuidar dos animais e a valorização do meio ambiente para nossa saúde geográfica”.

Os pontos históricos e culturais escolhidos foram os seguintes: Museu da Gente Sergipana, por concentrar diversos recursos regionais que marcaram épocas da história em desenvolvimento, e o Oceanário, por ser um ponto marcante de preservação da vida marinha no Estado. “Esta excursão proporcionará aos alunos uma vivência extraclasse e fará entender a importância de apresentar propostas inovadoras de vivenciar a história de fato”, frisou a professora, destacando que a avaliação será a partir da observação, da participação e da produção e organização de cartazes, vídeos, exposição fotográfica e complementar, com as provas escritas.

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/ Notícias / Educação e Cultura

Projeto leva alunos do Instituto Santa Terezinha para conhecerem pontos históricos e culturais de Aracaju
Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto pedagógico “Você conhece Aracaju?” é direcionado aos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental 
Sexta-Feira, 11 de Março de 2022 às 10:45:00

Com os objetivos de desenvolver um olhar crítico e apurado para o entorno e enfatizar o cuidado e a valorização dos patrimônios culturais e arquitetônicos, além de contextualizar os conhecimentos históricos da mudança da capital, os alunos do Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, localizado no bairro Suíssa, em Aracaju, estão participando do Projeto “Você conhece Aracaju?”, iniciativa desenvolvida pela professora Maria Gilda Silva Nascimento, tendo como colaboradoras Elizabete Azevedo, Glauce Maria Lessa e Greyce Kelly Almeida. 

A excursão é parte da proposta pedagógica interdisciplinar da escola – envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Projeto de Vida e Ciências. De acordo com a professora Maria Gilda, na preparação para a visita, “os alunos são orientados a observar quatro aspectos: a diversidade cultural artística, os diferentes falares, as mudanças nas paisagens naturais desde a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju até hoje, após a ação do homem na construção de prédios, avenidas e ruas de Aracaju; a importância de cuidar dos animais e a valorização do meio ambiente para nossa saúde geográfica”.

Os pontos históricos e culturais escolhidos foram os seguintes: Museu da Gente Sergipana, por concentrar diversos recursos regionais que marcaram épocas da história em desenvolvimento, e o Oceanário, por ser um ponto marcante de preservação da vida marinha no Estado. “Esta excursão proporcionará aos alunos uma vivência extraclasse e fará entender a importância de apresentar propostas inovadoras de vivenciar a história de fato”, frisou a professora, destacando que a avaliação será a partir da observação, da participação e da produção e organização de cartazes, vídeos, exposição fotográfica e complementar, com as provas escritas.