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Quinta-Feira, 04 de Dezembro de 2025 às 18:15:00
Governo de Sergipe apoia famtour em Santana do São Francisco
Visita de familiarização com o apoio da Setur é uma iniciativa do trade turístico municipal e fortalece a promoção do destino no Baixo São Francisco

Governo de Sergipe apoia famtour em Santana do São Francisco
 
Visita de familiarização com o apoio da Setur é uma inciativa do trade turístico municipal e fortalece a promoção do destino no Baixo São Francisco
 
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoiou o 'Famtour Santana do São Francisco', realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, quarta e quinta-feira. A iniciativa teve como objetivo apresentar os atrativos e empreendimentos turísticos do município a 30 agentes de viagens e demais profissionais de turismo. A ação é uma realização do trade turístico municipal e também contou com o apoio da Prefeitura de Santana do São Francisco, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), por intermédio do Programa Vai Turismo.
 
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o apoio do Governo de Sergipe à realização do famtour integra a política estadual de fortalecer e promover os destinos turísticos sergipanos. “Com essa visita de familiarização, estamos estimulando a profissionalização do trade, além de ampliar rotas e consolidar novos produtos turísticos no estado. A ação é fundamental, porque reforça o compromisso de impulsionar o desenvolvimento regional por meio do turismo, movimentando a economia local e gerando oportunidades para empreendedores e trabalhadores do setor”, explica o secretário.
 
A visita de familiarização a Santana do São Francisco reuniu agentes de viagens e profissionais do setor turístico da capital, Aracaju, de municípios do interior sergipano e também de Salvador, capital baiana, ampliando o alcance da divulgação do destino. A participação de profissionais de diferentes regiões reforçou a importância estratégica do Baixo São Francisco como produto turístico competitivo e atrativo.
 
Durante a programação, os participantes puderam conhecer de perto os atrativos locais, como o artesanato, a orla às margens do Velho Chico, os espaços culturais, serviços turísticos e os empreendimentos que movimentam a economia do município. Eles também experienciaram a Rota do Imperador, um produto turístico da cidade. Assim, a viagem de familiarização permitiu que os agentes vivenciassem a experiência do destino, fortalecendo a capacidade de vender Santana do São Francisco com ainda mais propriedade e segurança.
 
Grande relevância
 
Para o secretário adjunto do Turismo de Santana do São Francisco, Genilson Aragão, a realização de um famtour tem relevância muito grande para um território com atrativos turísticos. Na opinião dele, a partir daí, é possível apresentar aos profissionais da área de vendas do turismo o que existe de equipamentos, de produtos e de serviços turísticos. “Foi assim que foi feito entre os empreendedores do turismo no município de Santana do São Francisco. E são eventos como esse que a gente apoia para o desenvolvimento, propiciando ocupação e rendimento para o povo deste território”, avaliou.
 
O coordenador da Fecomércio/SE, Lucas Uriel Lima, representante da entidade em nome do presidente Marcos Andrade, destacou a importância do município no cenário do turismo fluvial e de experiência em Sergipe. “Viemos conhecer de perto as potencialidades do turismo fluvial, o artesanato local, com destaque para o barro, e anunciar que Santana do São Francisco, agora, integra oficialmente o Programa Vai Turismo, que busca explorar o turismo sustentável e de experiência em estados e municípios brasileiros”, ressaltou.
 
Experiência diferenciada

 
Com 39 anos de atuação no setor turístico, Alberto Balbino, da Balbitur, com sede em Aracaju, já conhecia o município por meio de passeios na Rota do Baixo São Francisco. Mas destacou que esta foi a primeira imersão dele no novo equipamento turístico da cidade, uma pousada, cuja experiência ele classificou como surpreendente. “É uma forma fantástica de vivenciar o destino, conhecer lugares maravilhosos e compartilhar momentos com pessoas positivas. Isso potencializa o resultado final da experiência”, afirmou. Segundo ele, trazer excursões para conhecer um lugar como Santana do São Francisco é também uma forma de renovar os roteiros oferecidos aos passageiros.
 
Balbino também elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe em apoiar o famtour na região. “É um destino que está despontando. Essa ação é fundamental para que agências e operadores de turismo conheçam, avaliem e passem a oferecer o produto aos clientes. Isso fortalece o receptivo e movimenta a economia local”, destacou o empresário.
 
Já o empresário baiano Luiz Augusto Leão Costa, à frente da Shalom Operadora, de Salvador, tem apostado no fortalecimento do turismo sergipano como oportunidade para apresentar novos roteiros ao público da Bahia. Com atuação consolidada em destinos como Aracaju e Canindé do São Francisco, ele, agora, volta o olhar para o Baixo São Francisco, buscando oferecer experiências turísticas inéditas na região. “A proposta é criar roteiros integrados, unindo a capital sergipana, o Baixo São Francisco e as cidades ribeirinhas até Canindé”, explica.
 
Segundo Luiz Augusto Costa, essa integração permitirá ao turista vivenciar três experiências em uma única viagem: o urbano de Aracaju, o encanto natural e cultural do Rio São Francisco e o complexo da usina de Xingó, para que todos possam conhecer o Baixo São Francisco. A estratégia reforça a ideia de Sergipe como destino multifacetado, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e diversificando a oferta turística regional.

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Governo de Sergipe apoia famtour em Santana do São Francisco
Visita de familiarização com o apoio da Setur é uma iniciativa do trade turístico municipal e fortalece a promoção do destino no Baixo São Francisco
Quinta-Feira, 04 de Dezembro de 2025 às 18:15:00

Governo de Sergipe apoia famtour em Santana do São Francisco
 
Visita de familiarização com o apoio da Setur é uma inciativa do trade turístico municipal e fortalece a promoção do destino no Baixo São Francisco
 
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoiou o 'Famtour Santana do São Francisco', realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, quarta e quinta-feira. A iniciativa teve como objetivo apresentar os atrativos e empreendimentos turísticos do município a 30 agentes de viagens e demais profissionais de turismo. A ação é uma realização do trade turístico municipal e também contou com o apoio da Prefeitura de Santana do São Francisco, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), por intermédio do Programa Vai Turismo.
 
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o apoio do Governo de Sergipe à realização do famtour integra a política estadual de fortalecer e promover os destinos turísticos sergipanos. “Com essa visita de familiarização, estamos estimulando a profissionalização do trade, além de ampliar rotas e consolidar novos produtos turísticos no estado. A ação é fundamental, porque reforça o compromisso de impulsionar o desenvolvimento regional por meio do turismo, movimentando a economia local e gerando oportunidades para empreendedores e trabalhadores do setor”, explica o secretário.
 
A visita de familiarização a Santana do São Francisco reuniu agentes de viagens e profissionais do setor turístico da capital, Aracaju, de municípios do interior sergipano e também de Salvador, capital baiana, ampliando o alcance da divulgação do destino. A participação de profissionais de diferentes regiões reforçou a importância estratégica do Baixo São Francisco como produto turístico competitivo e atrativo.
 
Durante a programação, os participantes puderam conhecer de perto os atrativos locais, como o artesanato, a orla às margens do Velho Chico, os espaços culturais, serviços turísticos e os empreendimentos que movimentam a economia do município. Eles também experienciaram a Rota do Imperador, um produto turístico da cidade. Assim, a viagem de familiarização permitiu que os agentes vivenciassem a experiência do destino, fortalecendo a capacidade de vender Santana do São Francisco com ainda mais propriedade e segurança.
 
Grande relevância
 
Para o secretário adjunto do Turismo de Santana do São Francisco, Genilson Aragão, a realização de um famtour tem relevância muito grande para um território com atrativos turísticos. Na opinião dele, a partir daí, é possível apresentar aos profissionais da área de vendas do turismo o que existe de equipamentos, de produtos e de serviços turísticos. “Foi assim que foi feito entre os empreendedores do turismo no município de Santana do São Francisco. E são eventos como esse que a gente apoia para o desenvolvimento, propiciando ocupação e rendimento para o povo deste território”, avaliou.
 
O coordenador da Fecomércio/SE, Lucas Uriel Lima, representante da entidade em nome do presidente Marcos Andrade, destacou a importância do município no cenário do turismo fluvial e de experiência em Sergipe. “Viemos conhecer de perto as potencialidades do turismo fluvial, o artesanato local, com destaque para o barro, e anunciar que Santana do São Francisco, agora, integra oficialmente o Programa Vai Turismo, que busca explorar o turismo sustentável e de experiência em estados e municípios brasileiros”, ressaltou.
 
Experiência diferenciada

 
Com 39 anos de atuação no setor turístico, Alberto Balbino, da Balbitur, com sede em Aracaju, já conhecia o município por meio de passeios na Rota do Baixo São Francisco. Mas destacou que esta foi a primeira imersão dele no novo equipamento turístico da cidade, uma pousada, cuja experiência ele classificou como surpreendente. “É uma forma fantástica de vivenciar o destino, conhecer lugares maravilhosos e compartilhar momentos com pessoas positivas. Isso potencializa o resultado final da experiência”, afirmou. Segundo ele, trazer excursões para conhecer um lugar como Santana do São Francisco é também uma forma de renovar os roteiros oferecidos aos passageiros.
 
Balbino também elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe em apoiar o famtour na região. “É um destino que está despontando. Essa ação é fundamental para que agências e operadores de turismo conheçam, avaliem e passem a oferecer o produto aos clientes. Isso fortalece o receptivo e movimenta a economia local”, destacou o empresário.
 
Já o empresário baiano Luiz Augusto Leão Costa, à frente da Shalom Operadora, de Salvador, tem apostado no fortalecimento do turismo sergipano como oportunidade para apresentar novos roteiros ao público da Bahia. Com atuação consolidada em destinos como Aracaju e Canindé do São Francisco, ele, agora, volta o olhar para o Baixo São Francisco, buscando oferecer experiências turísticas inéditas na região. “A proposta é criar roteiros integrados, unindo a capital sergipana, o Baixo São Francisco e as cidades ribeirinhas até Canindé”, explica.
 
Segundo Luiz Augusto Costa, essa integração permitirá ao turista vivenciar três experiências em uma única viagem: o urbano de Aracaju, o encanto natural e cultural do Rio São Francisco e o complexo da usina de Xingó, para que todos possam conhecer o Baixo São Francisco. A estratégia reforça a ideia de Sergipe como destino multifacetado, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e diversificando a oferta turística regional.