Notícias

Quinta-Feira, 29 de Junho de 2023 às 20:00:00
Terceiro Cortejo do País do Forró agita encerramento do ciclo junino em Sergipe
Com representantes de diversas regiões do estado, evento promove valorização da cultura local

No último dia de programação do Encontro Nordestino de Cultura 2023, o maior e mais diversificado evento cultural do estado, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), promoverá neste sábado, 1º, o terceiro Cortejo do País do Forró. A ação visa aproximar o público sergipano e os turistas das danças e expressões culturais locais. A concentração terá início na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, às 15h30, com percurso por toda a passarela.

O cortejo conta com 11 atrações, sendo o maior já realizado este ano. A diversidade artística e cultural será evidenciada com a participação de grupos musicais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos da capital e do interior. Além disso, a realeza do forró sergipano, o Rei e a Rainha do País do Forró, também marcarão presença. As atrações incluem: Rural do Forró, Ximbica, Batalhão de São João (Lagarto), Bacamarteiros de Aguada (Carmópolis), Quadrilha Poeirinha do Sertão (Laranjeiras), Quadrilha Unidos do Arrasta Pé (Itaporanga), Quadrilha Xodó da Vila (Aracaju), Grupo Peneirou Xerém, Presença, Quadrilha Festa na Roça (Itaporanga d'Ajuda) e Jailson do Acordeon e seu trio.

Os dois últimos cortejos, realizados nos dias 24 e 25 de junho, foram um sucesso. Segundo a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, o evento é importante "tanto para os sergipanos, que precisam conhecer melhor suas raízes, quanto para aqueles que vêm até aqui para descobrir a nossa autêntica cultura. Sergipe precisa se aproximar da sua cultura e o Brasil, nos conhecer!", afirmou.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.