Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 às 18:00:00
Terceira Conferência Estadual de Cultura promove diálogos entre artistas e gestores culturais
Conferência faz parte de uma série de ações que buscam construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa

Nesta quarta-feira, 22, às 9 horas, o Teatro Atheneu será palco da 3ª Conferência Estadual de Cultura de Sergipe. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento tem como tema ‘Construção Integrada para a Cultura Sergipana: prioridades e desafios’, cujo objetivo é fomentar discussões produtivas sobre avanços, ampliação e desenvolvimento das diversas expressões artísticas e políticas culturais do estado de forma democrática e participativa. A conferência é aberta ao público, com vagas limitadas. Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário.

A ação reunirá representantes de instituições e movimentos da sociedade civil que atuam no campo da cultura, profissionais e fazedores de cultura, instituições públicas que atuam na discussão ou implementação de ações de cultura, além de pessoas interessadas na discussão do tema.

Os diálogos serão conduzidos com base em seis eixos temáticos, incluindo: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho de Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Além dos eixos temáticos, serão realizadas rodas de conversa, mesa de avaliação de políticas culturais e dinâmicas participativas e de integração.

A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Cultura, prevista para ocorrer entre os dias 4 e 8 de março de 2024, com o tema central ‘Democracia e Direito à Cultura’. Antes desse evento, são organizadas conferências estaduais, regionais, territoriais, temáticas e encontros setoriais. A Funcap já realizou cinco conferências intermunicipais, contemplando municípios de cada região do estado, que ocorreram em Propriá, Boquim, Macambira, Rosário do Catete e Pirambu.