Terça-Feira, 20 de Junho de 2023 às 11:45:00
Segundona na Rua São João reúne sergipanos e turistas em mais uma noite de festa
Grupo de quadrilha século XX e Xote Bom foram algumas das atrações da noite

No mês de junho, o País do Forró se transforma em um verdadeiro palco de celebrações que se estendem por todos os dias, e a última segunda-feira, 19, não foi diferente, com a "Segundona da Rua São João" proporcionando atrações musicais e danças que cativaram tanto os sergipanos quanto os visitantes. Realizado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento é uma iniciativa do Governo de Sergipe para valorizar e fomentar as raízes culturais do estado.

A noite de festejos começou com a animada banda Xote Bom, de Ribeirópolis, que esquentou o ambiente e convidou os presentes a dançar forró em harmonia. A alegria contagiosa fez o público formar uma grande roda de brincadeiras e dança.

O grupo de quadrilha mais antiga do estado, Século XX, vencedor do concurso Arranca Unha e vice-campeão do Gonzagão, também representante do estado no concurso regional Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, enfrentou mais de dez horas de viagem para se apresentar na Rua São João.

“Nos apresentar na Rua São João é sempre maravilhoso, é o sonho de todo quadrilheiro. Aqui tem energia boa, é muito gratificante e emocionante”, afirmou Júnior Vieira, quadrilheiro da Século XX e Rei do Milho do País do Forró.

A festa seguiu com a apresentação do sanfoneiro Wagner Lima, que interpretou clássicos do forró e proporcionou ao público uma atmosfera ideal para dançar ao som de sua música.

Eder Teles, presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, ressaltou a importância do evento não apenas para o público, mas também para a economia local: “Todo mundo sai ganhando, os ambulantes e comerciantes locais, a economia realmente fica aquecida com este projeto”.

Apaixonada pelo período junino, dona Heloísa Melo, de 69 anos, fez questão de prestigiar todos os dias de festa no estado. “São João é a época que mais me anima, sou apaixonada pelas músicas, bandas e comidas típicas.. Este ano, os organizadores das festas merecem todos os elogios”, afirmou

Representantes do Escritório Comercial e Cultural de Taiwan no Brasil, como Diego Wen, também marcaram presença nos festejos e puderam apreciar a beleza e cultura representadas no País do Forró. "Agradeço por nos receber. O estado é maravilhoso e a cultura é muito rica e histórica. Na verdade, é muito semelhante à cultura de Taiwan", disse.