Segunda-Feira, 19 de Junho de 2023 às 21:15:00
Segundona do Turista na Rua São João se destaca como projeto de fomento à economia e à cultura
Após sete edições, proposta se consolida como sucesso tanto para quem trabalha quanto para quem frequenta

Com sete edições, a Segundona do Turista na Rua São João vem se consolidando como importante espaço para o turismo em Aracaju, movimentando a economia do bairro Industrial e proporcionando momentos de lazer e entretenimento para moradores e visitantes. Nesta segunda-feira, 19, o público que compareceu ao espaço pôde acompanhar uma programação diversificada, que trouxe atrações como a banda Xote Bom, a quadrilha Século XX e o cantor Wagner Lima.

O projeto é uma iniciativa do Governo de Sergipe, em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, e tem por objetivo incentivar a economia local e atrair um grande público. Para tanto, a Segundona promove apresentações artísticas e venda de artesanato e comidas típicas. O projeto tem sido um verdadeiro sucesso, mobilizando turistas e moradores da cidade.

Há mais de vinte anos frequentadora da Rua São João, a diarista María Cecília Santos, moradora do bairro Coqueiral, em Aracaju, está maravilhada com o projeto. “Está mais bonita, organizada e ampliada. Estou muito feliz em poder presenciar a rua tendo destaque novamente”, disse a diarista, que levou a prima e a tia para conhecerem o espaço.

O designer gráfico Rodrigo Carvalho é morador de umas das ruas adjacentes à São João. Para ele, o projeto tem mudado a face do bairro Industrial e elevado a autoestima dos moradores da localidade. “Venho aqui em todas as edições e minha avaliação tem sido muito positiva. É geração de emprego direto e indireto, basta observar a movimentação de comerciantes ao redor. Então, tem sido um projeto muito importante, que já virou referência”, destacou.

Cleide do Santos, moradora de Nossa Senhora do Socorro, foi ao espaço pela segunda vez. Para ela, o projeto incentiva as manifestações regionais e tem sido uma opção de entretenimento no início da semana. “É a segunda vez que venho e estou gostando muito. Estou achando uma maravilha, tanto que estou retornando. Uma programação maravilhosa, com planejamento ótimo, ambiente bem familiar... Inclusive, estou aqui com minha filha Ane Carolina”, afirmou. Cleide salientou, ainda, o resgate cultural proposto no evento. “Depois de anos, essse resgate está sendo importante não só para a população sergipana, mas também para a economia, já que é um local que atrai muitos turistas”, pontuou.

A quadrilheira Tamires Barros dos Santos, integrante da quadrilha Século XX, falou sobre a emoção de se apresentar em um dos palcos mais tradicionais da cultura junina no estado. "Dançar na Rua São João é muito emocionante pra Século XX. É uma quadrilha aqui do bairro Industrial, e o público vem em peso pra nos assistir e nos prestigiar", relatou Tamires, que há 15 anos compõe a junina. Vale lembrar que a Século XX é a quadrilha em atividade mais antiga de Sergipe, que foi a grande vencedora do concurso Arranca Unha 2023, no Centro de Criatividade.

Economia

A Segundona do Turista na Rua São João tem sido uma importante oportunidade para moradores da região e de outros lugares ganharem uma renda extra. A vendedora de tapioca Tatiana Silva de Souza, moradora de São Cristóvão, relata que já garantiu uma renda fixa até o fim do ano com o projeto. “Graças a Deus, está tudo dando certo. As vendas estão muito boas. Todo mundo está vendendo bem, e as perspectivas são muito positivas”, declarou.

Vendedor de bebidas há quarenta anos, José Miguel dos Santos está animado com as vendas no local. “Esse projeto tem sido maravilhoso para nós, comerciantes, e já virou um ponto fixo. Aqui, a renda é certa toda segunda-feira. Reviver esse lugar foi muito bom, porque valoriza e traz oportunidade para o pessoal do comércio. Estou muito feliz, tem sido dias de ótimas vendas”, avaliou.

Tradição

Em visita ao espaço nesta segunda-feira, o governador Fábio Mitidieri destacou o projeto, que valoriza a cultura e a tradição junina. "Mais uma Segundona, veja o sucesso que é. O público presente aqui na Rua São João, que tem 113 anos de história e tradição. E essa história está sendo resgatada e valorizada. Durante todo o nosso governo, todas as segundas-feiras do ano serão aqui na Rua São João, porque o 'país do forró' tem que ter forró toda semana. Este local é um berço pra nossa tradição junina. Também queremos resgatar o Centro de Criatividade e o Gonzagão, fazendo com que eles tenham atrações e cultura durante todo o ano, pra movimentar essa tradição que é tão importante pra gente. Começamos por aqui, também voltamos com a Ópera do Milho, e vamos dar continuidade", frisou.

O governador esteve acompanhado da comitiva do Escritório Comercial e Cultural de Taiwan, que veio a Sergipe para conhecer as potencialidades do estado. Na ocasião, o representante do Escritório de Taiwan, Diego Wen, salientou a proposta identitária do evento. "Queremos agradecer ao convite do governador Fábio Mitidieri para vir a Sergipe, que é um estado muito especial. Aqui, a cultura é patrimônio público. Estamos ansiosos para conhecer mais dessa cultura", registrou.

Além da comitiva taiwanesa, a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, compareceu ao evento. A deputada federal Yandra Moura também marcou sua presença.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.