Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2023 às 18:00:00
Ritmos do forró se encontram na última edição do ano da Segundona da Rua São João
Desde maio, mais de 100 atrações se apresentaram na temporada de 2023

De maio a dezembro, todas as segundas-feiras, foi realizada a Segundona da Rua São João, evento que promove shows de forró, quadrilhas e manifestações populares sergipanas. Uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, a iniciativa teve como objetivo resgatar a tradição cultural da localidade, transmitida de geração em geração, promover o turismo sustentável e preservar as raízes culturais do estado, mantendo viva a rica herança cultural de Sergipe.

A última edição da Segundona da Rua São João no ano de 2023 ocorreu na segunda-feira, 11, em uma semana especial que marca o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O evento contou com a participação de cinco atrações, destacando o forró tradicional que permeia a história da Rua São João desde o seu início. Os artistas Domingos Vassoural, Dimas Conceição, Fábio Melo e Forró Intimidade proporcionaram momentos animados, incluindo também espaço para o forró eletrônico.

Além das bandas, o grupo cultural Cangaceiros do Sertão, de Laranjeiras, fundado há 19 anos, teve a oportunidade de se apresentar no palco, trazendo o xaxado e histórias do cangaço. Adabaney, fundador do grupo e intérprete de Lampião, expressou a importância desse momento. "Há muito tempo queríamos nos apresentar aqui na Rua São João e mostrar a nossa cultura popular, foi muito especial", contou.

Para a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, a realização dos festejos demonstra o compromisso da gestão estadual com o fomento à cultura. “O governo de Sergipe tem cumprido seu papel no fomento e valorização da identidade do nosso povo. Viva a Rua São João e as nossas tradições”, ressaltou.

Eder Teles, presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, enfatizou a importância da comunidade na preservação dessa tradição secular. "Agradeço a todos os artistas que já passaram por aqui todas as segundas. Esse lugar é nosso, e eu sempre digo: a Rua de São João é o melhor lugar do mundo, espero que nunca deixe de ser, no meu coração e no de todos os que amam essa festa", expressou.

Desde a primeira edição, em 8 de maio, mais de 100 atrações já se apresentaram nos palcos da Rua São João. Grupos de quadrilhas juninas, bandas e artistas locais, grupos folclóricos de todas as regiões do estado, grupos cênicos, apresentações para o público infantil, além de barracas de comidas típicas e artesanato, proporcionaram momentos de alegria e celebração para os sergipanos e visitantes.

Rosa Saia Rodada, frequentadora assídua do evento, compartilhou seu entusiasmo. "De junho para cá, estou aqui todos os dias. Foi, para mim, como uma terapia, todas as segundas-feiras venho dançar e aproveitar a programação. Eu gosto mesmo de dançar. O evento está de parabéns", relatou.

A programação da Segundona da Rua São João retornará em 2024 para a sua segunda temporada, trazendo grandes novidades.

Festejos da Rua São João

A Rua São João tem mais de um século de existência e seus festejos são uma verdadeira vitrine das manifestações juninas, sendo considerada um marco na construção da identidade sergipana como “o país do forró”. Além disso, o local se tornou um grande atrativo turístico e é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Aracaju.

A rua é palco de apresentações de forrozeiros consagrados e novos talentos, abriga inúmeras competições de quadrilha e é um espaço de alegria para toda a família. Por meio da Segundona da Rua São João, a tradição cultural e a riqueza do forró são preservadas e compartilhadas com todos os que visitam esse importante ponto de encontro cultural em Sergipe.