Notícias

Segunda-Feira, 03 de Julho de 2023 às 23:55:00
Orquestra Sinfônica de Sergipe mescla erudito e popular na Rua São João
Em mais uma edição da 'Segundona do Turista na Rua São João', música clássica e cultura popular se encontram em participação inédita da Orsse

Os 30 dias de forró do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, chegaram ao fim no último sábado, 1º de julho, mas o clima junino segue na Vila do Forró por mais 30 dias com artistas locais, além da 'Segundona do Turista na Rua São João', bairro Industrial, com programação até 11 de dezembro. 

Nesta segunda-feira, 3, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) se apresenta pela primeira vez na centenária Rua São João, integrando a programação da 'Segundona', com interpretações de clássicos do forró. "Embora seja um projeto com apresentações para o ano inteiro aqui na Rua São João, não significa que não vamos surpreender. Com este trabalho maravilhoso, a Orquestra Sinfônica já esteve no Arraiá do Povo, na Orla, e hoje aqui, na rua mais antiga de Sergipe. Precisamos trazer uma Orquestra como esta para o meio do povo, para que a população tenha acesso ao que há de melhor", declarou a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Antônia Amorosa. 

Orsse 

A noite foi aberta com 'Estou Chegando Meu Cheiro Doce', música do sanfoneiro sergipano Erivaldo de Carira, e na sequência a canção de Clemilda, 'Morena dos Olhos Pretos', ambas entoadas pela Orsse. Convidado de surpresa pelo maestro-regente, Erivaldo de Carira deu uma palhinha e cantou junto com a Sinfônica. "Me sinto honrado com esta homenagem", emocionou-se.

A Orsse possui temporadas durante todo o ano no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e ao menos uma vez apresenta peças especiais, a exemplo deste período junino. "Preparamos um repertório de peças regionais, em arranjos especialmente realizados para a Orsse, feitos tanto por mim, quanto pelo violinista Fabiano Santana. Vamos apresentar peças sergipanas de Erivaldo de Carira, Clemilda, João da Passarada e também grandes clássicos nordestinos, como Luis Gonzaga, Trio Nordestino, entre outros", disse o maestro-regente Guilherme Manniz, pouco antes da apresentação, acrescentando que a Orquestra Sergipana é composta por 55 músicos.

No último 1° de junho a Orsse abriu o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, e voltou ao espaço na noite de São João, 24. Nesta noite de 'Segundona', a Orsse não deixou de fora o hino popular 'Chamego Bom', do sergipano Rogério e envolveu o público, desta vez no bairro Industrial, onde o coro 'Sergipe é o país do forró' foi puxado.

Ao som de 'Asa Branca', do Rei do Baião, Gonzagão, o governador Fábio Mitidieri chegou à 'Segundona' e acompanhou a programacão da noite. "Isso aqui é festa tradicional. Em termos de São João, Sergipe não está preocupado com concorrência, mas também não tem medo de ninguém!", disse o governador, referindo-se às comparações dos festejos de Sergipe com cidades tradicionais do Nordeste, a exemplo de Campina Grande, na Paraíba.

Atrações 

Após a Orquestra Sinfônica, a banda 'Bobinhos do Forró' foi a segunda atração a assumir o palco, com seu som trio pé de serra e rapidamente os pares se dirigiram ao meio do salão para dançar. 

Na sequência, a Quadrilha Rala Rala, de Maruim, se apresentou com o tema 'Eu sou a voz da liberdade - o grito dos excluidos', contando um pouco da história da escravidão dos negros no Brasil. "São 37 anos de história da Rala Rala. Este ano fomos campeões em Cristinápolis, com melhor cantora, melhor marcador, melhor rainha e em Estância ficamos com o título de quadrilha campeã", enumerou Mirielly Oliveira, presidente da quadrilha. Atualmente o grupo conta com 84 componentes e sete trios, mas devido a restrições de espaço se apresentou com número reduzido na Rua São João. 

A noite chegou ao fim com o show de Caçula do Forró, que fez o convite para a próxima edição da 'Segundona', no dia 10 de julho.


Público 

A criadora de conteúdo de moda nas redes sociais, Tamires Cruz, mora na Barra dos Coqueiros e prestigiou pela primeira vez a 'Segundona do Turista'. Sentada de frente para o palco, ela acompanhou as apresentações que se seguiram na noite. "Estou encantada, porque nunca imaginei que uma Orquestra faria um trabalho desse. Além disso, nunca canso de forró", revelou.

Já a economista Maria Lúcia Alves disse que está acompanhando a programação da Rua São João desde o seu lançamento, em 8 de maio. Entre as atrações da noite, uma das que ela mais se surpreendeu foi com a qualidade da Orquestra Sinfônica de Sergipe. "Essa festa é fantástica! Não houve uma noite que estive aqui, que a Rua não lotou", declarou, informando ainda que mora nas imediações da Rua São João.

O quadrilheiro Cleverton Caetano aguardava o momento da apresentação da quadrilha Rala Rala, convidada da noite, na qual seus amigos integram. Ele disse que frequenta a Rua desde o lançamento do projeto, seja para prestigiar a programação ou se apresentar. "Desde que começou o projeto estou por aqui toda segunda-feira. Uma das apresentações que mais me chamou atenção hoje, sem dúvida, foi a Orquestra, que trouxe um repertório popular. Já tinha visto eles no Arraiá do Povo e foi uma grata surpresa encontrá-los aqui", disse o artista, enquanto aguardava a Rala Rala entrar.


 Segundona

A 'Segundona do Turista na Rua São João' é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Funcap, que busca manter vivo o Forródromo da Rua São João, através de uma programação toda segunda-feira, até o final do ano.

País do forró

Este ano o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, são mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.