Notícias

Sexta-Feira, 30 de Junho de 2023 às 18:00:00
Grupo Folclórico Cultural Samba de Parêa, Quadrilha Retirantes do Sertão e Grupos Forrozeiros celebraram a noite de São Pedro no Arraiá do Povo
Vila do Forró foi o destino de muitos sergipanos e turistas que decidiram comemorar o Dia de São Pedro no maior estilo forrozeiro

O Arraiá do Povo teve muito forró pé de serra, grupo folclórico e quadrilha nesta quinta-feira, 29, o que atraiu o público à Vila do Forró. O Arraiá do Povo é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A cidade cenográfica instalada na Orla de Atalaia, novamente foi o destino de muitos sergipanos e turistas, em umas das datas mais importantes do período junino, para quem decidiu comemorar o Dia de São Pedro no maior estilo forrozeiro.

Sempre fazendo as honras, a atração do Coreto da Marluce é a recepção de quem atravessava o portal sanfoneiro. Os Manos do Forró foi o grupo que fez as honras na ocasião, com os mais variados sucessos do forró autêntico. Simultaneamente, no Barracão da Sergipe, o público já estava se reunindo a fim de vislumbrar mais uma apresentação cultural. O grupo folclórico Samba de Parêa de Laranjeiras, reuniu centenas de pessoas apreensivas por mais um belo espetáculo cultural em volta do espaço. O público ficou encantado com os passos congruentes e pisadas fortes em meio a batucada e cantigas cantadas em alta voz pelos integrantes percussionistas do Grupo Folclórico Samba de Parêa.

A atração mais esperada sem dúvidas foi a Quadrilha Retirantes do Sertão, do município de Frei Paulo, mas enquanto não chegava a hora do espetáculo, Elias do Acordeon, pediu licença e tomou a frente na ordem para fazer um belo show e demonstrar domínio sobre os acordes. Como resultado, um bom xote e os forrozeiros espalhados pelo salão do Barracão, no dois pra lá, dois pra cá. Logo depois, a Quadrilha Retirantes do Sertão se posicionou e todos procuraram o melhor ângulo para registrar tudo o que estava prestes a acontecer. A encenação da quadrilha narrou uma história que demonstrou a busca e o desespero de uma jovem pelo casório, tal exibição encantou a todos que estavam presentes. "O tema é a tríade junina, uma história de um casamento no qual a noiva Chiquinha procurava "desesperadamente" por um casamento. Ela, antes, iria diretamente a Santo Antônio, só que decidimos prolongar a história e ela teve que passar por São João, São Pedro, até chegar em Santo Antônio para realizar o sonho dela, que era se casar ", relatou o marcador da Quadrilha, Lula.

As últimas atrações a subirem ao Barracão da Sergipe foram, Cebolinha e Forró BIS e a dupla Michelle e Julliana. A sequência de apresentações fez a alegria daqueles que também estavam à espera de um forró eletrônico com uma pegada sertaneja. Cebolinha e Forró BIS emplacaram sucessos de bandas de forró pé de serra e forró tradicional. Sheila Ramos, uma das vocalistas da Banda Cebolinha e Forró BIS, afirmou que a atuação da banda teve canções em homenagem à Zinho, ao Trio Nordestino e algumas canções do saudoso Luiz Gonzaga. Já as garotas, Michelle e Julliana, com um estilo mais sertanejo, fizeram uma apresentação memorável em homenagem a Marília Mendonça (in memorian) e Maiara e Maraísa, além de Zezé di Camargo e Luciano, e a dupla Simone e Simaria. Não deixando de lado, as raízes nordestinas, as meninas também uniram as vozes para cantar músicas que foram popularizadas pela tradição nordestina, como "Xote das meninas" entre outras.