Notícias

Quinta-Feira, 29 de Junho de 2023 às 22:30:00
Glaubert Siri na Lata, JM Puxado e Mano Walter agitam Arraiá do Povo na noite de São Pedro
Vila do Forró também teve programação diversificada, com Sociedade Filarmônica Maestro Abílio Pereira Leite, Grupo Samba de Parêa, Elias do Acordeon, a Quadrilha Junina Retirantes do Sertão, Cebolinha e Forró Bis, Michelle & Julliana e Os Manos do Forró

A noite dedicada ao santo que fecha o ciclo junino, São Pedro, foi de muita música boa e alegria no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, nesta quinta-feira, 29. Na programação do evento realizado pelo Governo de Sergipe, o Palco Rogério, na Arena de Shows, recebeu Glaubert Siri na Lata, JM Puxado e Mano Walter.

Primeiros a subir ao palco, o grupo sergipano Glaubert Guimarães e o Forró Siri na Lata colocaram o público para dançar ao som de muito forró pé de serra, com músicas consagradas, como 'La Belle de Jour', 'Girassol', 'Espumas ao Vento' e 'A Natureza das Coisas'.

Pela primeira vez se apresentando no Arraiá do Povo, o vocalista Glaubert Guimarães elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe de promover uma festa tão grandiosa no estado. "O governo está de parabéns, por estar dando oportunidade para o artista da terra e fomentando a cultura local. A gente já tem um trabalho sólido nos clássicos do forró, então é Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Alcymar Monteiro, um pouquinho de tudo para poder contemplar todos os artistas do nosso Nordeste maravilhoso", declarou.

Também estreando no Arraiá do Povo, o potiguar JM Puxado falou da alegria de cantar em Sergipe. "Há um tempo fiz uma participação com a Calcinha Preta aqui no estado e a gente sente a energia do povo de Sergipe. O público sergipano é exigente, gosta de forró, de música boa, então a gente preparou um repertório com muito carinho, com muito cuidado para a galera jovem e mais antiga também", revelou João Marcos.

Com repertório diversificado, JM cantou músicas como 'Tá com medo de amar', em uma versão repaginada, 'Nesse Vai e Volta' e 'Morena Linda', além de canções conhecidas de outros artistas. "Também há músicas do nosso projeto novo, chamado Bons Tempos 2, com músicas que não são forró, mas trouxe para o forró. Então tem Vitor e Leo, tem Zezé de Camargo e Roupa Nova", pontuou o artista.

Atração mais aguardada da noite, o alagoano nacionalmente reconhecido Mano Walter animou o público com o seu forró de vaquejada e repertório romântico. "É maravilhoso vir a Sergipe, uma terra que mora no meu coração, que sempre me recebeu de uma forma especial e me sinto em casa quando estou aqui. O público pode esperar um showzaço, um repertório bem diversificado, tem forró para todos os gostos, romântico para quem está apaixonado, tem muito forró de vaqueja para vaquerama, tem toada, e tem música nova: ‘Vai Novinha’, que está bombando”, enumerou.

Com shows por todo o Brasil, Mano Walter destacou a organização e a divulgação do Arraiá do Povo nos outros estados. “Muito organizada, muito bem divulgada em todos os aeroportos. Essa semana peguei um voo e estava no encarte da revista de uma companhia. Quero parabenizar o governo por toda divulgação do nosso forró, da nossa cultura. E, em especial, por dar prioridade aos forrozeiros, então vocês estão de parabéns”, ressaltou.

A administradora Elaine Rodrigues foi ao Arraiá esta noite especialmente para ver Mano Walter. "Gosto bastante do trabalho dele, admiro demais. O show vai ser incrível, a energia da galera está muito incrível. Já vim outros dias para o Arraiá e a festa está muito organizada, adorei mesmo", enfatizou a aracajuana.

O casal Cléa dos Santos e Lucivaldo dos Santos reservou a noite de São Pedro para curtir os shows no Arraiá do Povo. "Estou gostando, está calmo, é muito bom", disse a cuidadora de idosos. "Dá para descontrair e tem segurança, há essa sensação de segurança. E as bandas são boas, com ritmo bom, cantam as músicas que a gente gosta", concluiu o auxiliar de manutenção.

Vila do Forró
Na cidade cenográfica da Vila do Forró, a Sociedade Filarmônica Maestro Abílio Pereira Leite, de Itabaianinha, iniciou a programação, com o Arraiá Mirim. No Coreto da Marluce, Os Manos do Forró animaram os visitantes que foram curtir a noite de quinta-feira no espaço.

O cantor sergipano Torugo Teles destacou o clima familiar do espaço, como também a importância da festividade para valorização da cultura sergipana. "Está maravilhoso, super organizado, bem familiar. É a primeira vez que vejo a cultura fomentada, isso é importante e o governador está de parabéns", enalteceu.

De acordo com a assessora técnica Francelle Alves, esposa de Torugo, a programação diversificada permite que públicos de todas as idades aproveitem a festa. "Está ótimo. Hoje viemos curtir a vila, trazer nossa filha Helena, de 3 anos, e amanhã a gente vem para o show", completou.

Já no Barracão da Sergipe, também na área externa da festa, o Grupo Samba de Parêa, de Laranjeiras, levou muita cultura ao espaço. Em seguida, Elias do Acordeon, a Quadrilha Junina Retirantes do Sertão, de Frei Paulo, Cebolinha e Forró Bis e Michelle & Julliana garantiram o show para os presentes.

A psicóloga aposentada Marta Araújo levou sua mãe, Celeste Araújo, para aproveitar o Arraiá. "Está maravilhoso, festejar as nossas raízes é bom demais. Ontem vim com o marido e, hoje, com mamãe, porque ela gosta de dançar", contou. Segundo Marta, os 31 dias de programação ajudou para que mais pessoas pudessem conhecer os festejos de Sergipe. "Além de movimentar a economia, pois tem mais turistas", completou.

País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontece em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.