Terça-Feira, 10 de Outubro de 2023 às 17:30:00
Filarmônica UFRN apresenta 'Turnê pelo Nordeste' em Aracaju de forma gratuita
Apresentação acontece no Teatro Tobias Barreto no domingo, dia 15 de outubro

Resultado de uma parceria entre a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e a Filarmônica da UFRN, o Teatro Tobias Barreto será palco de uma apresentação do grupo no domingo, dia 15 de outubro, às 19h. A entrada para a apresentação ‘Excursão Filarmônica UFRN - Turnê pelo Nordeste’ é gratuita e aberta ao público.

A programação dos concertos incluirá peças musicais de destaque, como a Abertura Folclórica de Mário Tavares, "O Tear das Estórias da Terra do Sol" de Caio Facó (uma composição especialmente encomendada pela Filarmônica da UFRN e pelo maestro André Muniz, estreada na renomada Sala São Paulo durante o Festival de Campos do Jordão em 2022), o Concerto Negro para Trompete e Orquestra (estreia mundial) de Gilson Santos, e a Sinfonia N.8 em Sol Maior de Antonín Dvořák.

O solista da turnê será Flávio Gabriel, um dos trompetistas mais destacados de sua geração, que conquistou o 2º lugar no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. A regência dos concertos ficará a cargo de André Muniz, diretor artístico e regente da Filarmônica da UFRN. Na temporada 2019-2020, como regente da Filarmônica, ele recebeu o Prêmio de Melhor Concerto na XVI Edição do Trófeu Cultura Potiguar, e em 2021 foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Natalense em reconhecimento ao seu importante trabalho educacional e artístico.

Sobre a Filarmônica da UFRN

Com 12 anos de existência, a orquestra é formada por alunos dos cursos técnicos, de graduação e mestrado em música da UFRN. A cada ano, consolida-se como um dos principais grupos orquestrais do Nordeste e o mais ativo no Rio Grande do Norte, destacando-se como laboratório para o desenvolvimento de músicos com projeção tanto no mercado nacional quanto no internacional.