Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2023 às 15:30:00
Festival Sergipano de Artes Cênicas promove mistura de ritmos no Centro de Criatividade
NG Lampião da Rima, Arauto e Trio Cacimba Nova subiram ao palco na noite dessa quinta-feira, 28

Fazendo jus ao seu nome, o Centro de Criatividade, em Aracaju, foi cenário de uma noite repleta de grandiosas performances nessa quinta-feira, 28, proporcionando uma mistura de ritmos, com direito a rap, trap, drill e até o forró tradicional. O evento compôs a programação da sexta edição do Festival Sergipano de Artes Cênicas e Diversidade Cultural, iniciado no início deste mês de setembro. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em convênio com o Ministério da Cultura (MinC), o festival consolidou-se como um dos principais eventos culturais do calendário sergipano.

Com dez anos de carreira, o rapper NG Lampião da Rima se apresentou pela primeira vez no Centro de Criatividade em um show que mesclou rimas, dança e DJ. "Para mim, foi uma honra tocar neste lugar onde eu sempre quis me apresentar, e isso foi possível por meio da Funcap e de todos os outros envolvidos", contou NG.

Outro destaque da noite foi o grupo Arauto, composto por JB, Lucky Black, Fernando e Daniel Black. Com letras profundas que abordam questões sociais, o quarteto ofereceu uma apresentação dinâmica e carregada de energia. "O coração fica fervendo depois de uma apresentação como essa. Estamos na estrada desde 2017, e tocar no Festival de Artes Cênicas é uma satisfação imensa. Sinto-me muito orgulhoso, porque colocar o rap dentro desse tipo de festival é um dever para mim. Estou muito feliz, muito realizado", afirmou JB.

Encerrando as apresentações da noite, o Trio Cacimba Nova trouxe o tradicional forró pé de serra sergipano, com destaque para a temática ‘E se não fosse o forró?’. A plateia foi envolvida em uma demonstração contagiante de dança de quadrilheiros.

Beatriz Carvalho, que curtiu todas as apresentações, aprovou a diversidade de ritmos. "Estou sempre acompanhando as apresentações, e é muito bom ver que no Festival tem espaço para todo mundo, para toda forma de arte. Os artistas ganham muito com essa força”, opinou.

A programação do festival ainda continua por mais dois dias, com apresentações em diversos pontos de Sergipe.

29/09, às 15h - Escola Municipal Adelina Maria de Santana Souza (Lagarto)
Espetáculo teatral: Coletivo Teatro de Mala: Sou MULHER, não sou invenção

29/09, às 16h - Auditório do SENAI (Estância)
Espetáculo teatral: Dicuri Produções: Piedade, a seu dispô

29/09, às 19h - Centro de Criatividade
Espetáculo musical: Mestre Madruguinha: Mestre Madruguinha 10 anos

29/09, às 19h - Centro de Criatividade
Espetáculo musical: Banda Dona Santta: Sambando com a Dona Santta

30/09, às 15h - Clube Cultural Caiçara (Simão Dias)
Espetáculo teatral: Grupo A Tua Lona: Vai dar cacho na cabeça do bebê, mainha?

30/09, às 18h - Mirante da Orla (Propriá)
Espetáculo teatral - Grupo Teatro Carrancas: Opará - Contos e Recontos

30/09, às 19h - Centro de Criatividade
Espetáculo musical - Banda Naurêa: Se baila

30/09, às 20h - Centro de Criatividade
Espetáculo musical - Anne Carol: Semblantes

30/09, às 21h - Centro de Criatividade
Espetáculo musical - Sandyalê: Espera

30/09, às 19h - Mirante da Orla (Própria)
Espetáculo teatral - Grupo Teatral Boca de Cena: Remundados

30/09, às 18h - Sede do Grupo Imbuaça
Espetáculo teatral - Grupo Caixa Cênica: Respire

Festival Sergipano de Artes Cênicas

Com mais de 30 espetáculos gratuitos programados para o mês de setembro, o Festival contempla as mais diversas linguagens artísticas – teatro, dança, circo e música –, mostrando a potência criativa de todo o estado, com uma agenda que percorre teatros, praças, auditórios e centros culturais da capital e do interior sergipano.