Sábado, 01 de Julho de 2023 às 11:45:00
Arraiá do Povo mantém tradições juninas com shows de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Mestrinho, quadrilhas e mais
Evento marca a despedida do mês junino e consolida festa como grande atração no Nordeste

Mantendo-se fiel às tradições e identidade nordestina, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), encerrou o mês junino em grande estilo. A programação repleta de grandes atrações locais e nacionais em todos os palcos do Arraiá do Povo encantou o público presente na última sexta-feira, 30.

O palco Rogério foi aberto pela banda sergipana de forró Balança Eu, com 18 anos de trajetória, trazendo um repertório recheado de sucessos, muita coreografia e a ilustre participação do filho do vocalista do grupo. Logo em seguida, o multiartista Geraldo Azevedo apresentou seus grandes sucessos, como ‘Dia Branco’, ‘Táxi Lunar’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, entoados em coro pelo grande público.

A mais nova cidadã sergipana e aracajuana, Elba Ramalho, com títulos recém-conquistados, agradou a todos com sua voz inconfundível e grandes performances. "É sempre bom estar aqui em Sergipe. Terra boa, com comida, música e gente boa. Estou muito honrada", disse a cantora.

A programação foi iniciada e encerrada com artistas sergipanos. Mestrinho, acompanhado do seu acordeon, manteve o clima animado. "Estava contando as horas para estar aqui nesta festa grandiosa, que vem crescendo cada vez mais", pontuou o cantor e instrumentista.

Arraiá Mirim

No Arraiá Mirim, a Orquestra Filarmônica Padre Manoel Araújo iniciou a programação com uma abordagem moderna de grandes músicas do forró romântico e animado, incluindo Chitãozinho e Xororó, Luiz Gonzaga, Mastruz com Leite e Magníficos.

Após a apresentação, crianças e adultos se divertiram com Cecé Vieira, formando uma grande roda de brincadeiras. A ação promove um maior contato com as práticas culturais sergipanas e uma importante forma de interação entre as crianças.

Barracão da Sergipe

O aniversariante Mimi do Acordeon fez uma grande festa, com muita música. "Foi ótimo. Termino a apresentação com a sensação de dever cumprido por tocar aqui no Arraiá do Povo, para essa multidão", disse o músico. A quadrilha Pisa na Brasa, de Indiaroba, trouxe coreografias elaboradas e o tema ‘Maria Bonita, Amor e Cangaço’. A atração conquistou o público, que vibrou com a apresentação.

Em homenagem ao sacerdote católico Jonas Abib, o grupo de quadrilha São Bento, de Nossa Senhora do Socorro, explorou em sua apresentação a valorização da fé, contando com a interação do público. "A fé é o que me guia, é ela que me trouxe aqui hoje. Estou com o coração cheio de emoção e felicidade. Todo mundo diz e é verdade: não existem quadrilhas como as de Sergipe, é lindo de ver", comentou a carioca Gedalva Santos, que assistiu à apresentação.

O show de encerramento da programação do dia, sob o comando de Rebecca Melo, foi ideal para os casais e amigos que lotaram o salão para dançar. A animação foi tanta que os forrozeiros formaram uma grande roda. "É um prazer e uma honra estar aqui no Arraiá do Povo, trazendo xote, xaxado e baião, forró das antigas e arrasta-pé para encerrar com o clima lá em cima", declarou Rebecca Melo.

Juliana Feitosa, que curtiu as atrações do Barracão, elogiou a organização. "Pela primeira vez em cinco anos venho ao Arraiá solteira e, sinceramente, esse foi o melhor de todos. Eu gosto de dançar e par não faltou aqui. Aproveitei bastante", afirmou.

Ao lado do Barracão, o Coreto da Marluce também atraiu diversos visitantes. No espaço, o trio cultural Som do Sertão contou histórias do cangaço nordestino através da música.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com  mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.