Terça-Feira, 13 de Junho de 2023 às 18:15:00
‘Encontro de Gestores e Artistas’ oferece capacitação e fomento cultural
Evento gratuito é voltado para a aplicação eficiente da Lei Paulo Gustavo

Nesta quarta-feira, 14, acontece o 'Encontro de Gestores e Artistas', uma iniciativa colaborativa entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O evento, que faz parte do programa Circula MinC, tem como principal objetivo oferecer suporte especializado e capacitação para gestores culturais no processo de solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Com entrada gratuita, o encontro será realizado no auditório da Biblioteca Epiphanio Dória.

A programação do evento foi pensada para abranger diferentes públicos e necessidades. Na parte da manhã, às 9h, será realizada a abertura oficial, voltada exclusivamente para os gestores de cultura. Neste momento, representantes da Funcap, técnicos do MinC e gestores culturais estarão presentes para dar orientações.

No período da tarde, das 13h30 às 15h30, o encontro terá enfoque na cadeia produtiva da cultura, com o intuito de fomentar o debate entre artistas, produtores e demais envolvidos no setor para verificar melhores formas de aplicação da Lei Paulo Gustavo.

Segundo o Ministério da Cultura, a realização destas oficinas é uma estratégia importante, já que incentiva gestores municipais e estaduais a solicitarem os recursos oferecidos pela LPG. Apesar de não ser obrigatório, o uso desses recursos é fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura local e regional.

A promoção deste tipo de evento reitera o compromisso do MinC e da Funcap em apoiar e valorizar a cultura em todo o país, incentivando o investimento em projetos culturais e ampliando as possibilidades de fomento e acesso a recursos