Deste 1976, o SIMPÓSIO DE CULTURA DO FESTIVAL DE ARTES DE LARANJEIRAS reúne artistas, mestres da cultura popular, estudantes, pesquisadores, gestores públicos, comunidade do entorno e público em geral de vários estados brasileiros, para apresentar pesquisas, comunicações e debater questões relacionados a Cultura Popular. O evento é considerado um dos mais importantes do território Nacional e em sua programação constam conferências, debates, mesas redondas e depoimento de Mestres, sobre a Lei do Patrimônio Imaterial, as festas de rua e a manutenção das manifestações de cortejo, entre a tradição e contemporaneidade. São três dias de encontros, intercâmbios e trocas de experiências entre brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral.

A manutenção do Simpósio ao longo de décadas demonstra o compromisso que a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP, com a salvaguarda dos bens imateriais, a continuidade de seus registros, a sua difusão na comunidade estudantil, nas unidades culturais e nos meios de comunicação.

O evento histórico de caráter nacional consolidado ao longo dos anos como uma das mais ricas atividades culturais do país, reconhecido e valorizado pela diversidade artística, cultural e como parte integrante da formação do seu povo à medida que possibilita o acesso e a socialização dos vários saberes e fazeres, através de seu Simpósio.