Criada em 1995 na antiga casa da Família Lafayete Pimentel de Barros Franco, o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras ocupou por vários anos, o citado espaço que se tornará, segundo a administração municipal em um futuro empreendimento na área de gastronomia.
Atualmente, o Museu está ocupando a Casa Rosa, sendo apoiado pela Prefeitura Municipal, gerenciado pela igreja e concedido pela Fundação, apoio de servidores e estagiários.
Na exposição, o acervo compõe imagens, mobiliários, artes plásticas, documentos, porcelanas e alfaias que marcam a história laranjeirense.
O Museu costuma ser visitado por estudantes de diversas redes de ensino e turistas que visitam a cidade.
A sua criação ocorreu em 1978 por meio de um convênio nº003/23.03.78 firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura, Arquidiocese de Aracaju e Prefeitura Municipal de Laranjeiras, funcionando na Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e Livres. Somente em 15 de Maio de 1995 o acervo foi transferido para a casa localizada na Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº39, pertencente à família Barros Pimentel Franco com uma arquitetura do Sec. XIX. Seu acervo resguarda obras de famílias tradicionais e da igreja do século XVII, XVIII, XIX e XX.
Horário de Funcionamento:
Terça-feira a sábado das 10h às 16h
Domingos e feriados das 9h às 13h
Rua da Independência, 240.
Informações: Diretoria de Política Cultural
Email: dicult.cultura@funcap.se.gov.br
Contato: Em revisão
Instagram: @museudeartesacradelaranjeiras