Última atualização
20/12/2023 13:41:51

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras

Criada em 1995 na antiga casa da Família Lafayete Pimentel de Barros Franco, o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras ocupou por vários anos, o citado espaço que se tornará, segundo a administração municipal em um futuro empreendimento na área de gastronomia.

Atualmente, o Museu está ocupando a Casa Rosa, sendo apoiado pela Prefeitura Municipal, gerenciado pela igreja e concedido pela Fundação, apoio de servidores e estagiários.

Na exposição, o acervo compõe imagens, mobiliários, artes plásticas, documentos, porcelanas e alfaias que marcam a história laranjeirense.

O Museu costuma ser visitado por estudantes de diversas redes de ensino e turistas que visitam a cidade.

A sua criação ocorreu em 1978 por meio de um convênio nº003/23.03.78 firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura, Arquidiocese de Aracaju e Prefeitura Municipal de Laranjeiras, funcionando na Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e Livres. Somente em 15 de Maio de 1995 o acervo foi transferido para a casa localizada na Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº39, pertencente à família Barros Pimentel Franco com uma arquitetura do Sec. XIX. Seu acervo resguarda obras de famílias tradicionais e da igreja do século XVII, XVIII, XIX e XX.

Horário de Funcionamento:

Terça-feira a sábado das 10h às 16h

Domingos e feriados das 9h às 13h

Rua da Independência, 240.

Informações: Diretoria de Política Cultural

Email: dicult.cultura@funcap.se.gov.br