O espaço dedicado aos talentos das artes plásticas foi inaugurada no dia 10 de dezembro de 1981 pelo Governo de Sergipe, através do decreto Nº 5.469.
Localizada no complexo da Biblioteca Pública Epifânio Dória ( Unidade administrada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura), sua história é construída não apenas com as artes plásticas e visuais, como também lançamentos de livros e apresentações artísticas. Dos consagrados aos novos, a Galeria J.Inácio acolhe exposições de artistas sergipanos, brasileiros e internacionais, em exposições individuais ou coletivas.
O patrono, José Inácio, ou simplesmente J.Inácio, nasceu em 11 de Junho de 1911 no povoado Bolandeira, em Arauá, distante 98km da capital sergipana.
Das suas obras, a marca da sua independência e originalidade em reproduzir com liberdade o que gostava de criar – das bananeiras às casas de farinha; da natureza nordestina aos retratos de personalidades, somando-se às paisagens rurais e urbanas. O artista J.Inácio foi também “Inácio Ventura”, pseudônimo do seu talento poético. No dia 01 de Agosto de 2007, J. Inácio alçou ao céu da eternidade, emprestando seu precioso nome à Galeria, por ser considerado um patrimônio imaterial da cultura em Sergipe.
Endereço: R. Vila Cristina, – Treze de Julho, Aracaju (anexo à Biblioteca Epiphanio Dória)
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 8h-17h;
Coordenação: Jane Junqueira
Email: galeriadeartejinacio@gmail.com
Instagram: @galeriadeartej.inacio