Notícias

Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2023 às 12:45:00
Governo planeja prospectar mais negócios e atrair novos investimentos para Sergipe
Meta é tornar Sergipe mais atrativo para investimentos e, com isso, gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população

Com o anúncio do novo quadro técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o Governo do Estado dá início às ações para cumprimento das metas assumidas pelo governador Fábio Mitidieri no Plano de Governo, que é tornar Sergipe mais atrativo para investimentos e, com isso, gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população.

A secretaria é responsável pelas políticas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento das atividades de pesquisa. Segundo o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a determinação é prospectar novos negócios e mostrar o potencial de Sergipe. “Nós temos um potencial muito forte no segmento do gás e do petróleo. Queremos mostrar o que Sergipe pode ofertar para que novas indústrias, novos negócios estruturantes, possam fazer e inserir Sergipe no cenário de oportunidades para receber indústrias de qualquer ramo, de qualquer atividade”, revelou.

De acordo com Valmor, “na parte de tecnologia, pretende-se cada vez mais se aperfeiçoar e capacitar todos os nossos técnicos. Enfim, é uma secretaria com o desafio muito grande porque tem muitos órgãos que são vinculados”, disse. 

Distritos industriais

O secretário Valmor Barbosa disse ainda que a ideia é, também, proporcionar maior infraestrutura aos distritos industriais, para que eles possam funcionar em toda sua plenitude. “Nós temos que repensar essa questão dos distritos industriais nos municípios sergipanos. Isso é uma coisa muito importante, porque os estados vizinhos dão essa oportunidade. É uma peculiaridade proporcionar infraestrutura, não só apoio fiscal e locacional, mas dotar infraestrutura para que as empresas, as indústrias possam ser atraídas. Com isso, você está gerando emprego e renda”, colocou.

Novos nomes

Foi anunciado para presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), órgão responsável pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), Ronaldo Botelho Guimarães. Já a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) ficará sob o comando de Alex Cavalcante Garcez.

O SergipeTec abriga oito empresas, uma instituição, dez empresas incubadas, dez empresas pré-incubadas e duas unidades operacionais (o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação/C3TI e a equipe administrativa do Centro Vocacional Tecnológico/CVT). Sua administração ficará com José Augusto Pereira, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico. Para a empresa distribuidora de gás de Sergipe (Sergas), José Matos foi o indicado.