Em alusão aos 18 anos de serviços prestados à população sergipana, bem como ao trabalho de fomento à cadeia produtiva da pesquisa científica e da inovação tecnológica em Sergipe, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou uma comemoração da sua trajetória na última sexta-feira, 15. O evento, realizado no Complexo de Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe (Codise), reuniu colaboradores, representantes da diretoria e demais convidados.
Para o diretor presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o momento é de gratidão. “Quero agradecer à equipe, que vem mostrando cada vez mais o seu empenho, foco, e proatividade, ao corpo diretivo e ao Conselho, na pessoa do secretário Valmor, que entende a importância da nossa Fundação e apoia nossas ações. É emocionante chegar aos 18 anos da Fapitec e fazer parte dessa história como presidente, em que procuramos atuar sempre com transparência, dinâmica e fazer essa instituição crescer mais e mais”, destacou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, que é presidente do Conselho de Administração (Consad) da Fapitec/SE, parabenizou a equipe pelos 18 anos e exaltou a importância da instituição. “A Fapitec/SE tem uma trajetória de sucesso na pesquisa científica de Sergipe, reconhecida pelas mais diversas instituições de ensino do estado. Para além disso, desempenha um trabalho profícuo no fomento à inovação, no lançamento de editais, enfim, sempre promovendo ações que são importantes para a construção do desenvolvimento de Sergipe”, pontuou o secretário.
Para a coordenadora-executiva de Apoio a Programas da Fapitec, Laís Rabelo, que está na fundação desde a faculdade, quando ingressou como estagiária, estar presente nos 18 anos da fundação é um momento de extrema felicidade. “Eu entrei como estagiária, passei pela procuradoria e hoje estou como coordenadora. Então o trabalho que a gente faz é um trabalho importante, que vai desde a base, lá no fundamental, até o nível superior. Então participar desse momento é muito gratificante”, celebrou.
Pesquisa e Inovação
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) promove a difusão da pesquisa científica e tecnológica no estado de Sergipe a partir da promoção de editais e execução de políticas públicas. Até o momento, em 2023, a Fundação lançou 21 editais, em diversas áreas do conhecimento. Dentre eles está o primeiro edital para mestrado profissional, promovido pelo Governo do Estado, além de editais para feiras e eventos científicos, entre outros. O investimento é de R$13.547.375,00 até o momento.
Reajuste de bolsas
Durante a celebração, alguns pontos marcantes do ano foram lembrados, a exemplo do reajuste das bolsas vinculadas ao Governo do Estado, por meio do Funtec. Em março, o Governo anunciou o primeiro reajuste, que variava entre 25% e 100%. Já no mês de agosto, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reajustou mais uma vez o valor das bolsas para editais e acordos firmados a partir do mês de agosto. Com essa medida, os valores das bolsas do Governo do Estado foram equiparados às bolsas vinculadas ao Governo Federal.