Quinta-Feira, 16 de Março de 2023 às 17:30:00
Sergipe participa de Fórum do Planejamento com demais estados do país
Objetivo do encontro é debater ideias e situações com secretários estaduais, a fim de aprimorar, entre outras coisas, a gestão de recursos públicos

Representantes do Governo de Sergipe participam, até amanhã, 17, em Brasília, do 85º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizado com os secretários do Planejamento de todos os estados brasileiros. O fórum tem por objetivo debater e convergir ideias de planejamento governamental praticados nas unidades federativas.

A superintendente de planejamento da Casa Civil, Manoella Mendes, compôs a mesa representando o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo. Também representam o Estado no evento o secretário em exercício da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Luciano Filho, e o diretor de monitoramento estratégico, Arthur Guedes.

Manoella Mendes destacou a importância da participação de Sergipe no primeiro Fórum do Conseplan de 2023, evento voltado para a discussão e o compartilhamento de práticas, desafios e oportunidades observadas pelos estados e Governo Federal no planejamento governamental. “Essa troca de experiências certamente enriquece e qualifica o trabalho desenvolvido pela Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento Estratégico e Gestão de Resultados (Superplan) na condução do planejamento estratégico de Sergipe”, considerou Manoella Mendes.

A importância do encontro foi amplamente ressaltada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em virtude do momento de fortalecimento do planejamento governamental no país.

O secretário em exercício da Serese, Luciano Filho, destacou o valor dos planejamentos estratégicos, sobretudo quando a administração pública se depara com situações de crise.  “A pandemia da Covid-19 é um exemplo ainda muito vivo da importância de termos uma gestão bem planejada. Em momentos de mudanças muito bruscas é que o planejamento é ainda mais importante. Além das demandas da sociedade serem cada vez maiores e mais urgentes, os recursos públicos são cada vez mais escassos. O Governo de Sergipe mostra compromisso com a gestão pública e vontade de fazer políticas públicas eficazes ao participar de um encontro como este”, ponderou.

Pauta

Na programação do evento desta quinta, 16, foram incluídos debates sobre o Plano Plurianual da União (PPA), que é o principal instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas para executar programas; desafios do Planejamento e a construção de políticas públicas; o PPA e o Planejamento com foco em desenvolvimento e articulação com estados e municípios; Lei Orçamentária Anual (LOA) e a questão fiscal.

Para a sexta, 17, estão reservadas as discussões sobre Gestão para Resultados, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Fonte de Financiamento para Investimento Público e Desenvolvimento dos estados.