Quarta-Feira, 10 de Maio de 2023 às 17:45:00
Representação de Sergipe busca parceria para expandir governança pública em municípios
Programa Nacional em Governança Pública capacita servidores, gestores públicos e sociedade civil

Para garantir mais segurança nos gastos, transparência e controle, e com isso minimizar o desperdício de recursos públicos, a Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese) foi conhecer as iniciativas do Programa Nacional em Governança Pública (Pronagov) que objetiva melhorar a gestão dos municípios brasileiros, por meio de práticas de governança e compliance.

O secretário executivo da Serese Luciano Filho esteve com diretores do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), na terça-feira, 9, em Brasília, a fim de buscar parceria com o instituto para que mais gestores municipais de Sergipe conheçam o programa. O IGCP é a entidade sem fins lucrativos idealizadora do Pronagov.

O programa é premiado nacionalmente e soma capacitação online, com mentorias, e formação de agentes, além de desenvolver um índice nacional de desempenho e realizar uma premiação anual de Governança Brasil. “A entidade pretende capacitar, em até 5 anos, mais de 90% dos municípios Brasileiros, e nesse mesmo período, 80% da população brasileira será impactada pela governança”, contou o diretor de novos negócios do IGCP, Henrique Farinon.

O Pronagov já vem sendo desenvolvido em diversos estados brasileiros, através de seminários e capacitações totalmente gratuitas. Em Sergipe, oito municípios já estão inscritos na iniciativa. São eles: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itabaianinha, Graccho Cardoso, Estância, Monte Alegre de Sergipe, São Cristóvão e Tomar do Geru.

Para o secretário da Serese a reunião foi essencial para que a Representação de Sergipe reforce e amplie a iniciativa em todo Estado. “A Serese atua em ações estratégicas que possam ampliar os índices de desenvolvimento socioeconômico, gestão e inovação para o Estado. O Pronagov tem potencial de ser um apoio eficiente para qualificar ainda mais nossos gestores municipais para que as ações que são realizadas na ponta beneficiem de fato a população. Vamos trabalhar para formar essa parceria com o IGCP e vamos atuar juntos às prefeituras, pois quem mais ganha com o Pronagov são os sergipanos que vão ter acessos a serviços públicos mais eficientes”, disse.

As capacitações do Pronagov são 100% gratuitas e on-line. Saiba mais aqui.