Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024 às 15:10:00
População de Cumbe recebe ‘Sergipe é aqui' nesta quinta-feira, 22
Os serviços estarão concentrados no Colégio Estadual Alcebíades Paes, localizado na avenida Doutor Leandro Marcial, a partir das 8 horas

Com menos de quatro mil habitantes e distante cerca de 88 quilômetros da capital sergipana, o município de Cumbe, localizado na região do médio sertão do estado, será cenário da 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que ocorre nesta quinta-feira, 22. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o programa do Governo do Estado torna, de maneira simbólica, a cidade visitada na capital do estado por um dia, levando mais de 170 serviços essenciais disponibilizados por diversos órgãos e secretarias que integram a gestão estadual.

Assim como nas edições anteriores, o ‘Sergipe é aqui’ em Cumbe contará com atendimentos na área da saúde, como exames médicos e odontológicos e vacinação; de cidadania, como emissão de documentos e orientações jurídicas; além de outros diversos serviços, a exemplo de renovação da carteira de habilitação (CNH), palestras sobre diversos temas, cadastro da tarifa social, entre outros. Os atendimentos estarão concentrados no Colégio Estadual Alcebíades Paes, localizado na Avenida Doutor Leandro Marcial, a partir das 8 horas.

Além de facilitar o acesso dos moradores do interior do estado a serviços que normalmente estariam concentrados na capital, Aracaju, o programa de governo itinerante se consolidou como uma ferramenta de aproximação entre o poder público e a população, como indica o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo. “Nesta quinta-feira, o município de Cumbe será a capital do estado. A 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’ vai levar para a população da região mais de 170 serviços da administração pública, com a presença do governador Fábio Mitidieri e de toda a sua equipe de secretariado, que estará lá despachando, ouvindo a população, conhecendo de perto a realidade local e anunciando ações e benfeitorias para o município”, evidencia.

Município

De acordo como o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, Cumbe possui uma população estimada em 3.824 habitantes. Com um território de 146,9 quilômetros quadrados, o município tem como principais atividades econômicas a agricultura e a pecuária, destacando-se, principalmente, pela produção de milho, feijão, mandioca e fava, segundo a Prefeitura de Cumbe.

O secretário de Comunicação do município, Alex Moraes, contou que a cidade já se prepara para receber o 'Sergipe é aqui'. "É com alegria e entusiasmo que a Prefeitura de Cumbe vem se preparando para receber o programa na sede do nosso município. Entendemos a grandiosidade do programa e agradecemos ao Governo do Estado de Sergipe pela parceria com nosso município. Esse evento representa uma oportunidade única para fortalecer os laços comunitários e proporcionar benefícios significativos ao povo da nossa pequena Cumbe", disse.

Segundo ele, a divulgação do programa tem sido feita por meio de carros de som, redes sociais e também com a ajuda de alguns órgãos municipais, como escolas e postos de saúde, para garantir que toda a população esteja ciente da realização do evento. "Esperamos que nossa população abrace essa grande oportunidade, em que todos os serviços estarão próximos a ela. Para isso, estamos mobilizando recursos humanos e materiais para assegurar um ambiente acolhedor e receptivo aos participantes e visitantes, para que eles possam usufruir ao máximo dessa maravilhosa oportunidade de integração entre o município e o Governo do Estado", acrescentou Moraes.

‘Sergipe é aqui’

O programa itinerante do Governo do Estado já levou seus serviços aos municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras, Gararu, Santana do São Francisco e Muribeca.