Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023 às 20:30:00
Governo de Sergipe participa de seminário sobre orçamento público no Panamá
50° Seminário Internacional de Orçamento Público abordou temas e experiências atuais sobre melhores práticas de planejamento, orçamento e gestão

O Governo de Sergipe marcou presença no 50° Seminário Internacional de Orçamento Público, na Cidade do Panamá. Promovido pela Associação Internacional de Orçamento Público (ASIP), o evento contou com a participação de autoridades de mais de 58 países da América Latina, do Caribe e da Europa.

O objetivo do seminário é aprofundar o debate sobre os desafios e os avanços envolvidos nos diversos aspectos da gestão orçamentária, incluindo o fomento ao desenvolvimento e à adoção de metodologias mais modernas e eficientes na elaboração e execução dos orçamentos públicos.

Entre os temas que pautaram as atividades na edição deste ano, que marcou 50 anos de realização do encontro, estão mudanças climáticas, inteligência artificial, saúde, equidade de gênero, sistemas integrados de administração financeira e processos de elaboração orçamentária de diversos países.

Na ocasião, Sergipe foi representado pela assessora de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Casa Civil, Melina Tavares, e pelo superintendente de Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Felipe Almeida.

“No seminário, discutimos como melhor relacionar um plano de governo com o orçamento, e quais os insumos necessários para que esse plano tenha uma configuração mais aderente ao orçamento. É uma experiência bastante enriquecedora, uma vez que ali estão reunidos representantes de países de toda a América Latina para compartilhar boas práticas para superar situações complexas na execução de políticas públicas”, explica Melina Tavares.

De acordo com ela, construir um planejamento estratégico alinhado ao orçamento é um desafio que está posto para qualquer gestão pública. “Essa troca de experiências também fortalece as nossas relações com as diferentes delegações do nosso país, que acabam se aproximando nesses momentos de troca, ampliando a rede de intercâmbio. Isso nos ajuda a entender que, às vezes, o problema que a gente está vivenciando num lugar já foi superado num outro, ou que ele também está vivenciando essa mesma problemática. E é muito melhor que a gente una forças para juntos conseguirmos encontrar uma solução de forma até mais barata, mais rápida e mais inteligente”, acrescenta.

Além da delegação de Sergipe, também estiveram presentes no seminário as comitivas dos estados de Alagoas, Piauí, Amapá e Pernambuco. O evento contou ainda com a parceria do Ministério da Economia e Finanças do Panamá, com a cooperação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para o Desenvolvimento Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).