Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023 às 07:40:00
Governo de Sergipe fortalece cidades e leva investimentos ao interior
Com obras estruturantes e oferta de serviços, gestão estadual tem promovido a interiorização da estrutura de governo a fim de valorizar os municípios

Em 31 de outubro é celebrado o Dia Mundial das Cidades, como proposta das Nações Unidas. A data, que busca promover o interesse internacional na urbanização global, chama a atenção para a perspectiva de cada cidade no projeto de desenvolvimento coletivo regional. Em Sergipe, o Governo do Estado tem buscado uma visão municipalista, fazendo-se presente em cada uma das 75 unidades que integram o território sergipano por meio de investimentos e políticas públicas.

Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área urbanizada em Sergipe é de 461,84 km². A população urbana no estado, que equivale a 1.520.366 habitantes, é quase três vezes maior do que a população rural, que chega a 547.641 habitantes. No comparativo, a população urbana alcança 73,52%, enquanto a rural totaliza 26,48%. Estes dados são os mais recentes disponibilizados pelo IBGE, relativos ao Censo 2010. Para dar conta das demandas dessa população, o Governo do Estado tem conduzido múltiplas iniciativas.

Uma das principais ações da gestão de valorização e fortalecimento das cidades é o ‘Sergipe é aqui’, proposta de governo itinerante que pretende alcançar as 75 sedes municipais. Até então, 14 edições já foram realizadas, tendo chegado a sete regiões do estado. Até o fim do ano, a estimativa é que ao menos 18 edições sejam realizadas. Levando mais de 150 serviços da administração estadual a cada edição, o projeto busca estreitar os laços entre o governo e a população do interior.

Para o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, o programa marca a postura da gestão de estar perto da comunidade no Sergipe profundo. “Cada cidade tem uma característica. Por isso, o programa visa aproximar a administração pública estadual da população sergipana, estando nos municípios. Levamos serviços e a presença do governador, ao lado de sua equipe, olhando nos olhos de cada cidadão. Toda vez que o ‘Sergipe é aqui’, chega, chegam também a capital do estado e a sede do governo. É momento de conhecer ainda mais as realidades locais, de viabilizar a solução de demandas e de planejar a resolução do que não pode ser feito no momento”, descreve.

Infraestrutura

Para estruturar o ambiente urbano nos municípios, o Governo do Estado vem conduzindo diversas obras de pavimentação em todas as regiões sergipanas. Estão em andamento obras de pavimentação granítica em 191 mil metros quadrados de ruas em 18 municípios. Desses, mais de 144 mil já foram executados. No total, R$ 28.650.000,00 estão sendo investidos nessas ações.

No sul, são contemplados com a pavimentação em paralelepípedo os municípios de Boquim, Indiaroba, Itabaianinha, Santa Luzia do Itanhy e Tomar do Geru. No alto sertão, os municípios de Gararu, Monte Alegre e Poço Redondo são beneficiados. No agreste, as obras abrangem Frei Paulo, Moita Bonita e São Domingos. No centro sul, Simão Dias é contemplado. Na grande Aracaju, além da capital, as obras se estendem por Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. Já no baixo São Francisco, estão na lista os municípios de Muribeca e Ilha das Flores.

Quanto à pavimentação asfáltica, 22 municípios estão recebendo as intervenções. Foram autorizadas obras em 245,5 mil metros quadrados. Desses, mais de 220 mil já foram executados. O total em investimentos é de R$ 15.225.000,00, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).

No baixo São Francisco, a pavimentação asfáltica compreende Propriá, Santana do São Francisco, Canhoba, Amparo do São Francisco, Ilha das Flores e Brejo Grande. No médio sertão, Aquidabã, Cumbe e Graccho Cardoso são contemplados. No alto sertão, são beneficiados Porto da Folha, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes. No sul, Pedrinhas, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância e Umbaúba entram na lista de intervenções. No leste, Carmópolis, Capela e Divina Pastora recebem pavimentação. No agreste, Frei Paulo é contemplado. Na grande Aracaju, a capital também é beneficiada.

Além das ruas, os acessos aos municípios também vêm passando por melhorias. Atualmente, o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) contabiliza 12 obras em andamento no perímetro urbano de oito municípios, somando R$ 107.212.319,81 em investimentos. Um dos destaques é a duplicação da pavimentação asfáltica na rodovia SE-270, no acesso a Lagarto, no centro sul. No mesmo município, está sendo restaurado o acesso 224 no entroncamento da rodovia SE-270, no trecho que compreende a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Também está sendo reestruturado o pavimento do acesso 123, no contorno de Itabaianinha, do entroncamento da SE-385 ao entroncamento da SE-290. Outra intervenção é a duplicação da pavimentação asfáltica na rodovia SE-175, no trecho urbano de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão. Mais uma intervenção é a urbanização do acesso a Simão Dias via SE-270. Em Santo Amaro das Brotas, a rodovia que interliga a SE-240 à sede do município está passando por alargamento da plataforma, urbanização e pavimentação. A reestruturação do pavimento do anel viário em Nossa Senhora do Socorro também está inclusa. Além destas, outras faixas urbanas vêm passando por melhorias estruturais.