Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 16:30:00
Governo do Estado investiu R$ 1,7 milhão em infraestrutura em Santana do São Francisco
Durante o 'Sergipe é aqui' no município, foi liberada a licitação da segunda etapa da orla e um atracadouro

Santana do São Francisco, localizada a 114 quilômetros da capital sergipana e integrante da região do baixo São Francisco, tem sido palco de transformações significativas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).

Investimentos no município representam um total de R$ 1.729.294,45 em 11.700 metros quadrados (m²) de pavimentação asfáltica, 4 mil m² de pavimentação granítica, além da construção da primeira etapa de urbanização da orla fluvial, com extensão de 77 metros, que já se encontra com 85% dos serviços concluídos.

Nesta quinta-feira, 25, o município recebeu o programa 'Sergipe aqui', uma iniciativa do governo estadual que visa impulsionar o desenvolvimento local, e anunciou a liberação da licitação para a segunda etapa da orla da cidade, contemplando também a construção do atracadouro.

A orla, estrategicamente localizada na entrada da cidade e próxima ao Centro de Artesanato, é importante para o comércio de produtos cerâmicos, que são a base econômica da região. Muitos desses itens são transportados pelos barcos, navegando pelas águas do Rio São Francisco, em direção ao vizinho estado de Alagoas, alimentando o comércio local e promovendo a cultura e os produtos característicos de Santana do São Francisco.

E os moradores ficaram ainda mais animados com a notícia. “Eu estou ansiosa para que inaugure logo essa primeira etapa, e fiquei mais feliz com essa informação que terá continuidade da obra com essa segunda parte. Vai ser muito bom”, vibra a artesã Maria de Fátima França.

Segundo o canoeiro Antonio Caetano de Aquino Junior, o trecho da orla em construção é estrategicamente utilizado para a disseminação dos artesanatos que são feitos em Santana do São Francisco para outros municípios, inclusive de Alagoas. Para ele, além da função de embelezamento, de integração à entrada da cidade, a obra facilitará o escoamento da distribuição do artesanato e, consequentemente, melhorará a condição de trabalho dos canoeiros que atuam na região.

“Com a construção dessa orla e de um possível atracador aqui, as melhorias são ótimas, só coisas boas, principalmente para nós e para os turistas. Um ambiente mais limpo também, que o turista vê isso. Isso só vai fazer crescer o nosso município. Imagino isso daqui alguns anos para o meu neto. Ele vai ver a cidade melhor do que eu já vivo. Estão de parabéns o Governo do Estado e a prefeitura pelo excelente trabalho que estão fazendo juntos aqui”, elogia Antonio Caetano.

A moradora Maria Leide Senna comemora a boa notícia que trará mais desenvolvimento para a região. “Eu já estou sonhando com a construção do atracadouro. Santana do São Francisco vem evoluindo muito. Essa paisagem maravilhosa que o Senhor nos deu e com essa orla, vai ficar linda a minha cidade”, vibra.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, além de mudar visualmente o cenário de Santana do São Francisco, ofertar novo espaço de entretenimento e lazer para a comunidade, a obra vai dignificar o processo de comercialização do artesanato e fomentar o turismo. "Estamos em fase de conclusão da primeira etapa, na ordem de R$ 400.000,00, e agora a segunda etapa contemplando o atracadouro que, somando a parte de cima e mais o atracadouro, dá algo em torno de R$ 4 milhões. Mais um investimento direto do Governo do Estado aqui no baixo São Francisco", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 16:30:00