Notícias

Segunda-Feira, 09 de Março de 2020 às 08:45:00
Vice-governadora participa de II Caminhada Coração Saudável Praia Limpa

Na tarde deste sábado, 07, a vice-governadora Eliane Aquino compareceu à II Caminhada Coração Saudável, Praia Limpa, na Orla de Atalaia, que visa estimular o cuidado com a saúde da mulher. O evento foi promovido pela médica cardiologista Celi Marques, representante do Departamento de Cardiologia da Mulher, da Sociedade de Cardiologia de Sergipe.

Para a vice-governadora Eliane Aquino, uma rotina saudável é um dos melhores métodos de prevenção a doenças. “Eu sou uma entusiasta da vida com qualidade, procuro consumir alimentos livres de agrotóxicos e me exercitar, então vejo como extremamente positiva esta iniciativa da dra Celi Marques, que incentiva mulheres ao autocuidado. Espero que através deste evento tenhamos cada vez mais mulheres cuidando da saúde” ponderou. 

A Doença Arterial Coronária (DAC) é a causa da morte de 30% das mulheres, o que a torna o primeiro motivo de óbitos femininos no mundo todo. Pressão desregulada, tabagismo, colesterol alto, diabetes e estresse então entre os fatores de risco.

“Uma a cada sete mulheres sofre com doenças cardiovasculares e só será possível transformar essa realidade através da adesão aos bons hábitos. Tornar-se sempre ativa, manter um peso saudável, incluir na dieta grãos integrais, frutas e legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura e carnes magras, evitar gorduras saturadas ou trans, açúcares adicionados e grandes quantidades de sal, buscar paz espiritual e viver em equilíbrio com a natureza. Estamos na segunda edição da caminhada e eu espero que ela continue sendo provocadora, fazendo com que as mulheres olhem com mais atenção para si”, explicou a cardiologista Celi Marques, idealizadora do evento.