Notícias

Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019 às 08:37:00
Vice-governadora participa de 3º Recital da Orquestra Jovem de Sergipe
Atualmente, a Orquestra Jovem de Sergipe conta com 140 alunos matriculados, com idade entre sete e 18 anos

No último sábado (03), a vice-governadora Eliane Aquino compareceu ao 3º Recital da Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE). A apresentação aconteceu no Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado no bairro 17 de Março. Realizado anualmente, o objetivo do recital é apresentar à sociedade as peças musicais desenvolvidas pelos alunos da Orquestra Jovem e também experienciar os estudantes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, canto coral e musicalização em concertos abertos ao público. 

Casa cheia para ver as meninas e meninos da Orquestra Jovem de Sergipe. Para a vice-governadora e madrinha da OJSE, Eliane Aquino, este é um sinal de como a iniciativa tem se expandido e caído no gosto da população. “Fico muito feliz em ver este lugar repleto de gente, porque esta é a maior prova da confiança que a população tem na Orquestra Jovem. Além do fato de todas as meninas e meninos que estão na Orquestra morarem nos bairros Santa Maria e 17 de Março, então cantar e tocar para as pessoas de sua comunidade traz uma sensação de pertencimento sem igual”, evidencia. 

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e pelo Governo de Sergipe. Atualmente, a ação conta com 140 alunos matriculados, com idade entre sete e 18 anos. Fundada em 11 de março de 2014, a Orquestra nasceu de um desejo do governador Marcelo Déda em desenvolver um projeto que envolvesse música clássica e crianças e adolescentes do bairro Santa Maria. 

“É sempre uma grande alegria apresentar o que estas crianças e adolescentes têm aprendido durante as aulas. Eles se preparam muito para cada peça e toda a equipe que está envolvida neste processo se orgulha muito de todos os avanços conquistados. Tenho certeza de que muitos dos nossos alunos construirão novos caminhos através da arte para suas vidas”, comemora Éder Getirana, diretor da Orquestra Jovem de Sergipe. 

Rosa Lúcia é avó de uma dos alunos do projeto e acompanhou a apresentação desse sábado. Emocionada, Rosa se diz encantada com tudo que viu e ouviu. “Todas as formas de arte me emocionam e ver o meu neto se apresentando é algo que mexe muito comigo. Eu sempre quis ser artista e ver este sonho se realizar através da vida dele é especial demais”. 

Nicaele Silvânia dos Santos tem 13 anos e participa há oito meses da ação. Esta foi a sua primeira apresentação. “Estou feliz demais, estudar tanto e me apresentar para as pessoas com os meus amigos é especial demais. Mal posso esperar pelos próximos recitais!”. 

Orquestra Jovem de Sergipe 

O projeto tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e 17 de Março a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda, percussão e canto coral, promovendo um encontro com a música clássica, e abrindo portas para a profissionalização. O projeto oferece aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão e teoria musical, com aulas individuais e em grupo, de segunda a sexta-feira, e ensaios aos sábados, no CRAS e no Espaço Cuidar, no bairro Santa Maria.

A Orquestra Jovem de Sergipe conta com alguns parceiros para manter suas atividades ativas. É possível investir neste verdadeiro instrumento de transformação social. Mais informações: (79) 9976-9596 ou (79) 99112-9245.