Notícias

Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2021 às 19:30:00
Vice-governadora participa da solenidade de encerramento da Caravana do Esporte e das Artes
Criada pelo institutos Esporte & Educação e Mpumalanga, esta edição é a primeira que acontece de forma simultânea em diversos municípios sergipanos

Na tarde desta terça-feira, 14, a vice-governadora Eliane Aquino participou da solenidade de encerramento das Caravanas do Esporte e das Artes, que desenvolveram cursos, ainda que de forma remota, no estado de Sergipe desde março de 2021. Criada pelo institutos Esporte & Educação e Mpumalanga, esta edição é a primeira que acontece de forma simultânea em diversos municípios sergipanos.

Incentivadora do trabalho realizado pelas Caravanas desde a primeira vez que chegaram a Sergipe, a vice-governadora Eliane Aquino pontuou como, mesmo em um momento atípico, os cursos foram importantes ferramentas de atuação para os os 12 municípios participantes. "Desde o momento que conheci a metodologia das Caravanas do Esporte e das Artes, percebi o quanto o trabalho desenvolvido pelos institutos poderia agregar muito aos municípios sergipanos e por conseguinte à nossa população. Neste ano pandêmico que vivemos, foi necessário enfrentar ainda o desafio de levar para o ambiente online algo que era totalmente físico e mais uma vez os institutos Esporte & Educação e Mpumalanga nos surpreenderam com a qualidade do material online fornecido. Muito obrigada a todos que fazem as Caravanas do Esporte e das Artes por mais esse momento conosco aqui em Sergipe. 

As Caravanas do Esporte e das Artes em Sergipe foram lançadas oficialmente no dia 11 de março de 2021 contemplando profissionais da área da Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana (pela segunda vez) e São Cristóvão. Já no segundo semestre, os municípios participantes foram Tobias Barreto, Propriá, Carmópolis, Salgado, Lagarto, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba e Ilha das Flores.

Para Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas do Esporte e das Artes, a realização dos cursos no formato online foi uma quebra de paradigmas. “O que para nós era um desafio muito grande se tornou real, então eu só tenho a agradecer a todos os participantes, porque não fazemos nada sozinhos. Amamos estar em Sergipe, mesmo que ainda virtualmente! Queremos em 2022 estar presencialmente neste estado maravilhoso!”. 

“Eu gostaria de fazer um grande reconhecimento aos 12 municípios que participaram dessa jornada, porque sem o empenho dos profissionais para participar do curso nada seria possível. O Unicef tem uma parceria de longa data tanto com o Governo de Sergipe como com diversos municípios que estão envolvidos, então o meu desejo é que possamos continuar trabalhando juntos em prol da população”, disse Helena Oliveira, representante do Unicef para os estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais. 

O prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, falou sobre que as formações como as que a Caravana do Esporte e das Artes proporcionam são divisoras de águas para muitos profissionais. “Eu costumo falar que arte se faz com alma e é exatamente isso que eu percebi durante todo o desenvolvimento do curso, como o conhecimento passado, ainda que com auxílio da tecnologia e das telas, foi transformador para os profissionais que fizeram parte”.