Notícias

Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2026 às 11:00:00
Três estudantes representarão Sergipe na final nacional da Olimpíada de Empreendedorismo
Etapa final acontecerá em Brasília e incentiva alunos do ensino médio, da educação técnica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a desenvolverem soluções para problemas reais

Sergipe já tem seus três estudantes finalistas da Olimpíada Nacional de Empreendedorismo (ONE). Os alunos Ana Clara (Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa – Salgado), Kaique Menezes (Centro de Educação Profissional Professor Udilson Soares Ribeiro – Simão Dias) e José Antônio Santos Freire (Colégio Estadual Doutor Osman Hora Fontes -  Riachão do Dantas) são os vencedores da etapa estadual e participarão, no dia 10 de dezembro, em Brasília, da etapa nacional. 

A iniciativa educacional gratuita estimula o espírito empreendedor, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas entre estudantes do ensino médio, da educação profissional técnica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reunindo participantes de diferentes regiões do país. “A Olimpíada Nacional de Empreendedorismo foi uma oportunidade de sair da zona de conforto e colocar meus conhecimentos em prática. Ao longo da experiência, aprendi a olhar para os problemas de outras formas, pensar em soluções e entender que uma boa ideia precisa de planejamento para se tornar realidade. Levo comigo aprendizados que vão contribuir tanto para minha vida acadêmica quanto para meu futuro profissional", destaca a aluna Ana Clara, do Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa.

A iniciativa também contribui para o desenvolvimento de competências importantes para a formação dos jovens, como pensamento crítico, autonomia, planejamento e tomada de decisão. Ao incentivar os participantes a analisarem situações reais e proporem alternativas, a olimpíada amplia as possibilidades de aprendizagem para além dos conteúdos tradicionais da sala de aula. “Participar da Olimpíada Nacional de Empreendedorismo tem sido uma experiência de muito aprendizado. A competição me ajudou a desenvolver a criatividade, o raciocínio e a capacidade de tomar decisões. Estar entre os três estudantes sergipanos classificados para a fase presencial, em Brasília, é motivo de muito orgulho e me incentiva a continuar aprendendo e buscando novas oportunidades”, explica o aluno Kaique Menezes.

Outro aspecto importante é o estímulo à inovação e à identificação de oportunidades. A proposta permite que os estudantes exercitem a capacidade de observar problemas, elaborar ideias e pensar em soluções que possam gerar impactos positivos na sociedade. José Antônio, aluno do Colégio Estadual Doutor Osman Hora Fontes, afirma que, além de muito aprendizado e conhecimento, a Olimpíada de Empreendedorismo abre as portas para várias oportunidades. “É uma oportunidade de mostrar o que aprendi, conhecer novas ideias e aprender ainda mais. Fico muito feliz por chegar à fase final e poder representar Sergipe. Espero aproveitar cada momento e levar comigo todo o conhecimento que estou adquirindo”, disse. 

Com abrangência em todo o Brasil, a Olimpíada Nacional de Empreendedorismo representa uma oportunidade para que estudantes conheçam melhor os princípios do empreendedorismo e desenvolvam habilidades que podem contribuir tanto para a trajetória acadêmica quanto para a futura atuação profissional. A participação é voluntária, ampliando o acesso à iniciativa e incentivando o protagonismo estudantil na construção de ideias e soluções para os desafios da sociedade.