Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021 às 20:00:00
Solidarize-SE inicia a semana junina entregando 120 cestas básicas

Na manhã desta segunda-feira, 21 de junho, a Campanha Solidarize-SE entregou 120 cestas de alimentos à Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) e à cooperativa de reciclagem Reviravolta. Captaneada pelo Governo de Sergipe, através da coordenação da Secretaria de Estado da Inclusão Social e Assistência (Seias) e com o apoio de empresas privadas, instituições e outros atores da sociedade civil, a Solidarize-SE, nesta terceira etapa, já entregou 4.046 cestas básicas a famílias sergipanas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a vice-governadora Eliane Aquino, apesar de toda a população ter sido atingida pelos efeitos econômicos da pandemia, algumas pessoas vivem uma situação ainda mais difícil. “A pandemia, além de uma questão de saúde pública, perpassa pela questão social. Todos os setores foram afetados pela disseminação do vírus e muitos deles, historicamente mais vulneráveis, passaram a ter ainda mais necessidades. Tanto a população LGBTQIA+ que trabalha de forma autônoma, quanto os cooperados tirevam suas rendas achatadas nesse momento de pandemia e, por muitas vezes, essa diminuição fez com que essas pessoas não conseguissem prover alimentos para si e suas famílias, então, a Solidarize-SE chega até elas para tlevar esse apoio. O nosso desejo é que a vacinação avance cada vez mais para que possamos ver o nosso país voltar a caminhar e as pessoas voltem a ter a possibilidade de lutar por seus sonhos”, disse a vice-governadora.

Concordando com Eliane Aquino, o vice-presidente da Astra, Rogério Fernandes, evidenciou que para parte da população LGBTQIA+, os riscos de contágio e a necessidade de isolamento fez com que a necessidade pela doação de alimentos fosse mais latente. “Desde o início da pandemia nós percebemos que houve um grande impacto econômico para todas as pessoas, sobretudo para os autônomos. Quando falamos da população trans, que em parte trabalha como profissional do sexo, a necessidade do isolamento social impossibilitou o trabalho e por conseguinte a manutenção da renda, o que trouxe uma situação ainda de insegurança alimentar”, explicou o vice-presidente.

Reviravolta

A Cooperativa Reviravolta existe desde 2011 e foi criada por ex-catadores de resíduos do bairro Palestina (Aracaju). Com sede desde 2014, 20 cooperados trabalham atualmente na coleta de materiais recicláveis para serem enviados ao beneficiamento. Também atingidos pela pandemia, eles receberam cestas de alimentos da campanha Solidarize-SE.

Para a relações públicas da cooperativa, Quitéria Silva, a chegada dos alimentos é uma grande alegria. “Nós precisamos parar de trabalhar nas ruas com a chegada da pandemia e isso com certeza afetou a nossa renda familiar. Muitas de nós ficaram sem dinheiro para comprar alimentos básicos para a nossa família e a campanha Solidarize-SE com toda certeza chega em boa hora”, garantiu a cooperada.

“É uma bênção, porque as coisas estão bem mais difíceis nesse momento. Nós pagamos aluguel, temos a família para dar conta e dando essa parada nos trabalhos cuidar dos nossos filhos ficou mais complicado. Tenho certeza que todos que receberem farão um bom proveito desses alimentos”, disse Liliana dos Santos cooperada do Reviravolta.

De acordo com o superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico Grande Aracaju, Evaldino Calazans, o trabalho da campanha Solisarize-SE tem uma grande importância para a faixa mais vulnerável da população sergipana. “Devido a pandemia, o número de materiais recicláveis que os cooperados coletam diminuiu muito. Então essas cestas serão fundamentais para o apoio a essas famílias e nós só temos a agradecer a todos os envolvidos nesta campanha”.

A Campanha Solidarize-SE existe há cerca de um ano com o propósito de arrecadar alimentos, material de higiene e limpeza, e itens de proteção contra a Covid-19. Todos podem contribuir, seja por meio de transferência bancária para a Conta Corrente Banese (Agência: 043, Conta corrente: 03/103.957-3) ou através da Chave Pix: 10.645.538/0001-07 (CNPJ do Instituto Banese). É possível, ainda, conferir todos os pontos de arrecadação em www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se.