SETUR
Secretaria de Estado do Turismo

Notícias

Últimos dias para se inscrever em cursos gratuitos de inglês e espanhol
Vagas estarão disponíveis até o dia 8 de agosto. Podem participar estudantes e profissionais que atuam no setor de turismo
Quarta-Feira, 04 de Agosto de 2021

Trabalhadores do setor de turismo e estudantes têm até o próximo domingo, 8 de agosto, para se inscreverem em um dos cursos de idiomas gratuitos oferecidos pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ao todo, são ofertadas 3.800 vagas para qualificação nas modalidades de inglês ou espanhol. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de agosto no site da IFTO.

Todos os anos mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros chegam ao Brasil e precisam de suporte para se comunicar e conhecer os destinos brasileiros. E, no cenário pós-pandemia, o Brasil deve atrair muito mais turistas internacionais, despontando como um destino tendência, principalmente para o turismo de natureza.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que este é o momento para investir em qualificação. “Essa é uma oportunidade única para que você, que atua no setor de turismo, principalmente profissões com contato direto com os viajantes, como os guias de turismo, condutores, agentes de viagem, recepcionistas e garçons, possa se tornar um profissional ainda mais qualificado e apto a atuar no receptivo de turistas internacionais”, destaca.

Machado Neto faz um convite especial para trabalhadores do setor de turismo do estado de Sergipe. “Investir em conhecimento renderá sempre os melhores resultados profissionais, principalmente neste momento, em que o domínio de uma língua estrangeira deve ser um pré-requisito para muitas contratações. Ao finalizar o curso, você nos ajudará a oferecer experiências ainda melhores e únicas aos nossos visitantes internacionais demonstrando as belezas únicas de Sergipe, que abriga um dos maiores cânions navegáveis do mundo, o de Xingó, além de diversas atrações históricas e culturais”, ressalta.

Sobre os cursos

As aulas terão início no dia 1º de setembro e seguem o formato de ensino a distância (EaD), com carga horária de 200h cada. As qualificações apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais adaptados aos idiomas, aproximando-se, assim, da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.

Inicialmente, as vagas foram ofertadas para guias de turismo e condutores, sendo abertas, posteriormente, para os demais profissionais e estudantes do setor de turismo. Além do IFTO, as qualificações contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO.

 

Fonte: Ascom/MTur