Terça-Feira, 21 de Março de 2023 às 18:30:00
Sergipe busca em Brasília recursos para incentivo ao turismo e à cultura
Campanhas de atração de público para destinos turísticos esteve em pauta

Uma equipe do Governo de Sergipe teve audiências em Brasília, nesta terça, 21, com o ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e com gestores dos Ministérios do Turismo e da Cultura. O objetivo foi identificar e entender o funcionamento de mecanismos de incentivo à produção e preservação cultural e de realização de eventos e campanhas para geração de fluxo turístico no estado.

A comitiva de Sergipe esteve com a coordenadora-geral de Fomento a Eventos Turísticos do Departamento de Marketing e Eventos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo. “Nesse encontro, foi possível entender como o Ministério vem trabalhando as campanhas de atração de público para destinos turísticos, o que vai auxiliar a Setur em suas ações promocionais”, destacou o diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gustavo Paixão, que representou o secretário Marcos Franco, da Setur.

A outra audiência foi com Odecir Luiz Prata da Costa, diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, considerado um dos maiores experts em leis de incentivo do país. “Pudemos conhecer quais são as novas propostas de incentivo em funcionamento, entender melhor como funciona a legislação específica vigente e já encaminhar solicitações. Foi uma verdadeira aula sobre captação de recursos públicos e privados para promoção da cultura sergipana pelo Governo de Sergipe, tanto pela Funcap como pela Seduc [Secretaria de Estado de Educação e Cultura]”, explicou o diretor de Eventos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Edson Junior.

No encontro com o ministro Márcio Macedo, o grupo enfatizou a importância do apoio do Palácio do Planalto e dos ministérios para fomentar arranjos produtivos e a geração de trabalho, emprego e renda por meio da indústria do turismo, assim como estimular a economia criativa através das manifestações culturais locais.

“Agradecemos o apoio do ministro às pautas, em nome do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que determinou essa missão em prol do desenvolvimento do estado”, comentou a diretora de Políticas Públicas da Secretaria Especial de Representação do Estado de Sergipe em Brasília (Serese), Mariza Avalone, que representou o secretário da Serese, Luciano Filho, que contribuiu para o agendamento das reuniões.

Presentes

Participaram das agendas os diretores de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gustavo Paixão, de Eventos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Edson Junior, e de Políticas Públicas da Secretaria Especial de Representação do Estado de Sergipe em Brasília (Serese), Mariza Avalone.

Também acompanharam as reuniões integrantes da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) em Sergipe, o vereador de Aracaju Fabiano Oliveira, e os empresários André Vilela e Alexandre Porto.