Notícias

Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2023 às 18:00:00
Secretaria do Turismo apoia 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe
Durante três dias, evento reuniu mais de 300 veículos em uma exposição na Orla da Atalaia e atraiu centenas de pessoas

Ciente da importância de apoiar eventos para atrair mais turistas e visitantes, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoiou o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (Festcas). A edição de 2023 aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro. Durante os três dias, centenas de pessoas compareceram à Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, para apreciar os mais de 300 veículos, entre carros e motos, que estavam na exposição promovida pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e pelo Clube Antigos de Sergipe, que engloba membros dos municípios de Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Simão Dias e Lagarto.

De acordo com o organizador do evento e presidente da FSA, Kennedy Fonseca, além de contar um pouco da história por meio dos veículos apresentados, verdadeiras raridades, o festival contribuiu, também, para estimular a economia do estado. Com a chegada de visitantes e turistas, foi possível incrementar a cadeia do turismo, formada pelos segmentos de hotéis, bares e restaurantes e viagens. “Um evento de três dias como esse atrai muita gente de fora de Sergipe. Tivemos, aqui, vários integrantes de clubes, confrarias e outros grupos isolados que vieram de outros estados”, ressalta Kennedy Fonseca.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, explica que o Festival de Carros Antigos é mais um evento apoiado pela Setur e que trouxe movimentação no feriado prolongado de 7 de setembro. “Esse evento trouxe turistas de outros estados e também foi uma movimentação para os que já estavam presentes em Aracaju. Foi uma exposição para todos os amantes de carros antigos, que gostam dessa prática, desse hobby. Havia participantes do Nordeste e de outras regiões que vieram prestigiar esse evento”, avalia.

Raridades em exposição

O festival, cuja entrada foi gratuita, teve a participação de 23 clubes de carros antigos de todo o Brasil, a exemplo do Clube Paulista, de São Paulo; do Clube Fênix, Clube do Fusca Coité e Clube da Ferrugem, esses da Bahia; Clube Amigos de Maceió, de Alagoas; entre outros. Os expositores apresentaram carros esportivos e executivos de modelos como Fusca, Kombi, Opala, Cadillac, Maverick, Corcel, Impala e muitos mais. Entre as motos, estavam expostas Vespas e Mobiletes. Os veículos são exemplares das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990.

O evento teve premiações em 12 categorias, cujos vencedores foram escolhidos por votação popular. Segundo Kennedy Fonseca, o carro de maior destaque foi um Dodge Desoto, de 1952. Já o veículo mais antigo foi um Oldsmobile, datado de 1949. Além disso, houve a comemoração pelos 50 anos do Maverick, da Brasília e do Chevette, que também foram contemplados com troféus.

Além de curtir a beleza das motos e dos carros expostos, o público desfrutou também de apresentações musicais. Entre elas, a Banda Veloz, que fez um tributo aos Titãs, Le Viviana, a banda de forró de Danny Menezes, o trio pé-de-serra Xote Dançando e Tony Presley, que fez um tributo ao cantor Elvis Presley.