Notícias

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2024 às 21:15:00
Sealba Show 2024 aquece turismo de negócios em Sergipe
Evento acontece em Itabaiana e atrai visitantes de vários estados brasileiros que aproveitam para conhecer atrativos turísticos da região

O Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, no agreste sergipano, a 56 quilômetros da capital, Aracaju, está sendo palco da terceira edição do Sealba Show. A versão de 2024 foi iniciada na última quarta-feira, 31 de janeiro, e continua até este sábado, 3 de fevereiro. O evento abriu o calendário nacional de feiras agrícolas, destacando a força do agronegócio na região, além de apresentar soluções para o aumento da lucratividade e da produtividade no campo. Além disso, contribui para promover o turismo de negócios no estado.

O Sealba Show é uma iniciativa da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), com co-realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e patrocínio da CNA, Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste, Banese, Prefeitura Municipal de Itabaiana e do Grupo Energisa. Segundo Ivan Sobral, presidente da Faese, as novidades que estão sendo apresentadas no Sealba Show 2024 certamente vão contribuir para o aumento de produtividade e eficiência nas lavouras e pastagens de grandes e pequenas propriedades espalhadas nos 171 municípios que compõem a região.

Além da exposição de suplementos agrícolas e para a pecuária, estão acontecendo palestras técnicas. E, nesta sexta-feira, 2, foi realizado o Encontro de Secretários de Agricultura da Região Sealba, que teve a participação do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco. De acordo com ele, foi a oportunidade de averiguar de perto a grandiosidade do maior evento de agronegócios do estado e um dos mais importantes do Nordeste. “Diversas empresas de Sergipe, Alagoas e Bahia estão expondo seus produtos em belos estandes. Nesses quatro dias de evento, milhares de visitantes vão conhecer as mais recentes inovações e tecnologias para o agronegócio. Diante disso, ressalto a importância do Sealba Show, principalmente, por estimular e desenvolver o turismo de negócios em nosso estado. Com a vinda de pessoas de várias partes do Brasil, muitas aproveitam para conhecer as belezas e os atrativos turísticos da região”, considera.

Ivan Sobral, aliás, elogiou as ações do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), quanto ao vultoso investimento no turismo em 2023. “Esse investimento é muito importante para Sergipe e para o povo sergipano. Nós temos muita gente que vem de fora e que está participando do Sealba Show. Muita gente que acaba aproveitando para conhecer nossas belezas naturais. Todos ficam encantados com o que o nosso estado tem a oferecer. Precisamos ter essa troca realmente, porque o agronegócio demanda demais do turismo”, comenta. Inclusive, o presidente da Faese revelou que, em conversa com Marcos Franco, se comprometeu a apresentar um calendário dos eventos agropecuários do estado de Sergipe que devem impulsionar ainda mais o turismo de negócios. 

Expositores e visitantes

Com atuação nos municípios sergipanos de Aracaju, Umbaúba e Lagarto, uma empresa com matriz em Arapiraca, Alagoas, e que é a terceira maior distribuidora de produtos de agropecuários, pet e home do Nordeste, está participando do evento pela segunda vez. “Estamos gostando muito da Sealba 2024. Estamos fazendo grandes negócios e esperamos, hoje e amanhã, mais negócios ainda”, comenta Abelardo Fontann, coordenador de lojas da distribuidora.

Com grande visitação, de acordo com Aberlardo Fontann, o estande da empresa alagoana recebeu clientes de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e de muitos outros estados. “Recebemos gente que pensa em investir aqui em Sergipe e gente que está trazendo negócios para o nosso estado. E há gente que vem para cá, além de fazer negócios, aproveita para conhecer a nossa região, para conhecer as belezas do estado do Sergipe. E também tem muita gente que gosta de conhecer as propriedades, os grandes produtores de milho e de vários outros segmentos dentro do agronegócio”, explica.  

Juliana Geisler Stelling, analista de Marketing de uma multinacional de fertilizantes com atuação em mais de 100 países e que faz negócios em todo o Brasil, ressaltou que esta é a segunda vez que a empresa participa do Sealba Show. Ela comenta que a multinacional caprichou ainda mais no estande deste ano, apresentando um espaço climatizado e elegante que tem recebido muitos elogios pela beleza e conforto. “Nossos clientes mais fiéis estão aqui no evento. Fizemos muitas negociações que já vinham sendo trabalhadas e que estão sendo fechadas na feira. Com certeza, está sendo um sucesso. Esperamos, para o próximo ano, ter mais negócios ainda”, almeja.

A analista de Marketing também salienta a importância do Sealba Show para atrair pessoas, a fim de que possam conhecer não apenas Itabaiana, mas, também, outros destinos de Sergipe. “Eu mesma não conhecia a região. Vim e gostei muito. Sou de Minas Gerais. E aqui é superdiferente. Sem contar que eventos como esse fomentam muito a economia da cidade. É importante para o comércio local”, avalia.

Fernandes Andrade, por exemplo, já é veterano de Sealba, pois participou como visitante em todas as edições. Ele trabalha como representante em uma empresa na linha de produtos agropecuários e está em Sergipe para fechar negócios com algumas empresas expositoras. Com a expertise de quem conhece bem o evento, Fernandes faz uma análise bastante positiva sobre a evolução do Sealba Show: “A cada ano, a feira cresce mais, se organiza mais, tem cada vez mais expositores. Além disso, o portfólio de produtos que é apresentado na feira está cada vez maior, sem contar a qualidade, que está surpreendendo”.

Satisfeito, Fernandes revela que já fechou diversos negócios e confessa que, comparando com 2023, os resultados obtidos têm sido muito melhores. Inclusive, ele observa que clientes dele de Minas Gerais e Mato Grosso estão participando da feira. “O nome do evento está se espalhando pelo Brasil. Cada vez mais, vemos pessoas de fora de Sergipe no Sealba Show”, observa.

Antônio Victor Pereira também está visitando o evento pela terceira vez. Ele veio de Rio Real, na Bahia, e faz parte de uma empresa de representações, onde é supervisor. Ao analisar a edição de 2024 do Sealba Show, ele destaca como os estandes estão melhor distribuídos e com maior visibilidade. “Essa nova distribuição ficou muito melhor. No ano passado, alguns estandes ficavam escondidos. Além disso, hoje, vemos nitidamente a evolução de produtores, de compra, de negociações, tudo evoluiu. Aqui, temos as melhores marcas, preços, as pessoas chegam e têm boas condições para fazer negócios”, declara. Segundo Antônio Victor, além de efetivar negócios, estar em Itabaiana deu a ele a oportunidade de conhecer lugares incríveis. Ele cita que visitou, por exemplo, o Parque dos Falcões e a Reserva Boa Luz.