Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2023 às 16:15:00
Governo do Estado é destaque na Feira de Turismo Avirrp 2023
Estande inédito e ações diferenciadas de divulgação do Destino Sergipe impactam milhares de agentes de viagem que visitaram Ribeirão Preto no primeiro dia do evento

Sergipe é destaque na 25ª Feira de Turismo Avirrp, iniciada nesta sexta-feira, 4, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. As razões para o sucesso no evento promovido pela Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) são o ineditismo do espaçoso estande com seus 48 metros quadrados, que apresenta estética moderna e cheia de regionalismo, e as ações diferenciadas para a promoção do Destino Sergipe. O evento continua até este sábado, 5.

O objetivo das ações é alcançar mais êxito no verão, que é a alta temporada, com aumento no número de turistas no estado, o que vai provocar movimentação econômica, oportunizando mais emprego e acréscimo de renda. Já o ineditismo citado se refere ao fato de que o Governo do Estado está participando pela primeira vez de um evento de grande porte como esse, apresentando um estande personalizado para divulgar o Destino Sergipe. E o faz em parceria com o Instituto Banese, o que também é inédito. “O estande tem instalações associadas ao Museu da Gente Sergipana, contemplando tradição, contemporaneidade e futuro”, explica o superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.

Segundo o coordenador de Exposições e Programas do Instituto Banese, Eduardo Lucas Santos Vieira, o estande foi inspirado na mesma matriz conceitual elaborada para a Vila do Forró, cidade cenográfica no Arraiá do Povo, durante os festejos juninos no estado neste ano. “Trouxemos a bodega, que mostra o nosso regionalismo. Trouxemos, também, outra vertente: o verão. Assim, apresentamos as possibilidades de passeios, de visitação, de espaços que o turista e até o próprio sergipano pode visitar. Para fazer toda essa imersão, são utilizados painéis de LED no piso, na parede e no teto”, explica Eduardo Vieira.

Já as referências ao regionalismo, esclarece Vera Souza, decoradora do Instituto Banese, podem ser observadas no uso de peneiras de palha, nas figuras de Lampião e Maria Bonita, em referência ao cangaço, em peças decorativas com tecidos de chita, nos elementos tradicionais da cozinha do interior, como canecas, bules, panelas e rádios antigos. “Por outro lado, trouxemos o espaço receptivo do governo com um ambiente totalmente dedicado às rendas do nosso estado, como a renda irlandesa, que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe e que tem protagonismo com dois painéis – um de parede e outro de teto –, além de variações de rendas, como o richelieu, redendê, ponto cruz, entre outras” comenta.

Importante para Sergipe

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, se mostra entusiasmado diante do sucesso que tem sido o estande do governo na 25ª Feira de Turismo Avirrp. Ele destaca que se trata de um evento de suma importância para o turismo de Sergipe, pois está sendo trabalhado um público específico de Ribeirão Preto e de toda a região, que é um importante mercado emissivo para o estado. Além disso, o secretário comenta que a Avirrp é uma feira que atrai, também, os principais players daquela região.

Marcos Franco ressalta, ainda, que a 25ª edição da Feira Avirrp marca um momento muito importante do turismo de Sergipe. “Essa é a estreia do nosso estande, que é moderno e inovador, ao apresentar uma nova matriz baseada nos saberes e fazeres da sergipanidade. Ele mescla, além da nossa cultura e das nossas tradições, experiências e imersão no verão sergipano por meio de painéis que fazem o público também se inserir no nosso verão e nos nossos principais roteiros”, avalia.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também demonstra satisfação com o êxito obtido na Avirrp 2023, em decorrência da parceria inédita entre o Governo do Estado e o Instituto Banese, que conta também com o apoio da Associação. Ele ressalta, aliás, que o moderno estande está apresentando os atrativos do estado por meio de experiências possibilitadas pela tecnologia. “Vender o Destino Sergipe de forma diferenciada para agentes de viagens e consumidores finais presentes na Avirrp é muito importante. Reforça como a gestão governamental está priorizando o turismo na atual gestão”, considera.

O presidente da Avirrp, Assis Leite, destaca a importância da feira que tem reconhecimento em nível nacional, sendo um dos maiores e mais importantes eventos do setor realizado em uma cidade do interior brasileiro. Segundo ele, neste 2023, a edição é especial, porque a feira completa 25 anos. Além disso, Assis Leite salienta a relevância da região de Ribeirão Preto para o turismo como importante mercado emissivo. “Já fomos considerados um dos maiores polos de turismo emissivos do Brasil”, comentou.

Sobre a participação de Sergipe na Avirrp, o presidente da Associação foi só elogios. Inicialmente, ele comentou sobre as belezas naturais e os inúmeros atrativos do Destino Sergipe, inclusive, destacando alguns roteiros, como a cidade histórica de São Cristóvão e a Rota do Cangaço. “Sergipe tem muita cultura. Eu estive lá e fiquei encantado. Sergipe é uma coisa linda. Vocês estão no caminho certo por resgatar a cultura e por mostrar o que o estado tem de bom”, afirmou.