Notícias

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2024 às 15:00:00
Governo de Sergipe apoia realização da Expo Verão 2024
Artesanato sergipano é exposto no estande da Setur no maior evento multissetorial de Sergipe, que prossegue até o fim do mês 

De 11 a 28 de janeiro, acontece a Expo Verão 2024, realizada pela Êxito Soluções em Eventos. Com acesso gratuito e ocupando uma área de mais de dez mil metros quadrados na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, a maior feira multissetorial de Sergipe ocorre das 17h às 23h, todos os dias. No evento, 220 empreendedores de todos os segmentos do comércio e de serviços, locais e de estados vizinhos, estão expondo uma grande diversidade de artigos. 

Entre os produtos e serviços disponíveis para comercialização, há artesanato, produtos místicos e religiosos, acessórios em prata e semijoias, perfumaria, vestuário masculino e feminino, moda praia e fitness, bordados, moda íntima, bolsas e calçados em couro, camas e colchões, produtos naturais, cultura afro, mandalas, bonecas de pano, dentre outros.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoia a realização do evento. Assim, em um estande institucional, está sendo divulgado material para promoção do Destino Sergipe, com apresentação de diversos atrativos turísticos do estado. Além disso, peças do artesanato sergipano estão à venda, fruto da parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

Os produtos são de artesãos das seguintes associações: Tecelagem da Malhadinha Cooperativa de Artesanato, Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora, Associação de Artesanato e Apicultura dos Povoados Tigre e Junça, e Associação Simãodiense de Artesãos. O objetivo é impulsionar, cada vez mais, a visibilidade e a geração de renda desses trabalhadores. 

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, enfatiza que a Expo Verão 2024 representa não apenas uma oportunidade para negócios, mas, também, para destacar Sergipe e movimentar a economia local. Na opinião dele, assim como nas duas edições anteriores do evento, o estande da Setur vai atrair muitos visitantes que desejam conhecer o potencial turístico do estado. “Sem dúvida, essa feira é uma oportunidade para estimular o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios, contribuindo, assim, para impulsionar a economia local por meio da geração de empregos e renda. Além disso, é de grande importância para que possamos apresentar nossos roteiros turísticos, mostrando o que Sergipe tem a oferecer”, destacou.

Novos negócios

A Expo Verão 2024 é focada em quatro eixos: econômico, gastronômico, cultural e turístico. Tem como objetivo proporcionar a geração de negócios para empreendedores e empresários locais ou de fora que atuam no estado. Além disso, intenta auxiliar no desenvolvimento do turismo e potencializar a cultura e a gastronomia sergipanas.

Para o diretor da Êxito Soluções em Eventos, Alexandre Porto, a Expo Verão é uma excelente opção para que empreendedores formais e informais iniciem o ano com boa renda extra, oportunizando, ainda, troca de experiências e entretenimento. “Iniciamos esta terceira edição com sucesso, com público excelente, mesmo começando numa quinta-feira. Temos a expectativa de que o número será muito maior, sobretudo, nos finais de semana, pois a cidade ainda está com fluxo de turistas muito grande”, opina.

Observador, Alexandre Porto afirma que já percebe diversas pessoas comprando, o que considera muito bom, porque movimenta a economia. Além disso, segundo ele, a Expo Verão gera demanda para os turistas aproveitarem ainda mais a capital sergipana. “Isso faz com que o turista divulgue mais Sergipe, mostrando que, durante o verão, há diversas atividades. A nossa expectativa é recebermos 250 mil pessoas ao longo dos 18 dias do evento. Afinal, reunimos, num mesmo espaço, um festival de compras, negócios, música, entretenimento e gastronomia”, destaca.

Todas as noites, cantores e bandas reconhecidas local e regionalmente subirão ao palco da Expo Verão para animar os visitantes e turistas na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Ali, há também uma praça de alimentação com cerca de 20 operações, com os mais variados cardápios, e o Mundo Kids, um amplo espaço composto por brinquedos infláveis, pista para patinete e carrinhos elétricos, touro mecânico e muito mais.

Durante a feira, acontecem, ainda, outras ações: edição especial da Feirinha da Gambiarra, Mostra de Gastronomia Sergipana (em parceria com a Setur), Mostra de Artesanato Sergipano (em parceria com a Seteem), Mostra Ambiental (em parceria com o Grupo GA Ambiental), além da exposição de Carros Antigos, realizada em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo.

Haverá, também, exposição das instituições de segurança que atuam no estado, num rodízio em que cada uma permanecerá durante três dias, iniciando com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. Em seguida, será a vez da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Aracaju, do Exército Brasileiro (28º Batalhão de Caçadores), da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Sergipe) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Neste ano, a feira está ainda mais sustentável com coleta seletiva de lixo, de todo o óleo produzido pelos estandes de alimentação e sendo ecoponto para receber óleo usado pela população. Além disso, há a presença da Fábrica de Brincadeiras, que fará brinquedos reciclados e ensinará crianças a reaproveitar o que seria descartado.

Visitas ao estande da Setur

Chamando a atenção pela diversidade de produtos do artesanato sergipano expostos, logo no primeiro dia da feira, o estande da Setur teve muita movimentação de visitantes. O casal Maine Miranda e Antônio Carlos Cruz, de Itabuna (BA), veio passar alguns dias de férias em Aracaju. Surpresos com a Expo Verão, eles consideram que, além de ser uma excelente oportunidade de compras, o local é interessante para curtir com a família e amigos, degustar delícias da gastronomia sergipana e também se encantar com as tradições culturais do estado. “Embora, anualmente, a gente visite Aracaju, esta cidade é sempre um atrativo, porque gostamos demais daqui. De tudo que vi no estande da Secretaria de Turismo de Sergipe, o que mais me chamou a atenção foram as peças de renda irlandesa. São lindas”, disse Maine.

No estande da Setur, a artesã ceramista Maria Lúcia Cruz está expondo peças produzidas com muito capricho, dentre elas, difusores em cerâmica e colares. “É muito gratificante receber a visita de pessoas que vêm conhecer nosso trabalho, pois iniciei há pouco tempo, na época da pandemia [de Covid-19], como um hobby. Acabei me aperfeiçoando e, graças a Deus, as pessoas que compram nossos produtos ficam satisfeitas”, afirma.

O casal Kelly Alves e Luciano Felix está participando da Expo Verão pelo segundo ano. Eles estão expondo e comercializando luminárias rústicas, um novo ofício aprendido também no período pandêmico, a exemplo do que ocorreu com a artesã Lúcia Cruz. “Somos cabelereiros e, durante a pandemia, tivemos que nos reinventar. Foi naquele momento difícil que descobrimos um dom, tendo como matéria-prima a madeira, troncos e galhos – a maioria de descartes e alguns vindos de fornecedores”, explica Kelly.

Deixando fluir a imaginação, eles utilizam cúpulas entrelaçadas com barbante, crochê e juta, podendo, também, agregar materiais descartáveis e garrafas pets. “Nosso diferencial é que confeccionamos peças únicas, com características peculiares. Aproveitamos muito as características da natureza e fazemos poucas alterações. O produto sempre resulta em uma simbologia”, explicou Luciano. Ele se refere às peças que remetem à caravela, tromba de elefante e um tronco inspirado no navio do filme ‘Piratas do Caribe’.