Notícias

Quarta-Feira, 11 de Maio de 2022 às 15:15:00
Feira Regional pretende exaltar gastronomia, cultura e potencialidades de municípios do Polo dos Tabuleiros
O evento tem o objetivo de movimentar a cadeia turística e criar oportunidades para os municípios mostrarem seus atrativos

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, o presidente do Fórum Regional de Turismo do Polo dos Tabuleiros, José Reis, acompanhado dos representantes da Diretoria Executiva desta organização, João Lima e Wagner Quintela. O motivo da visita foi apresentar o projeto da Feira Regional do Polo dos Tabuleiros, tendo em vista o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

De acordo com José Reis, este evento tem o objetivo de movimentar a cadeia turística de toda a região e todos os segmentos correlacionados a esta atividade socioeconômica, criar oportunidades para cada município mostrar o que há de melhor e apresentar os atrativos para visitantes e turistas não só da região, mas de todo o estado de Sergipe. “A Feira Regional do Polo dos Tabuleiros será itinerante entre os municípios que compõem este Polo, e tem o objetivo de valorizar a gastronomia, artesanato e empreendedorismo de cada município que faz parte do Polo, se tornando também, na sua realização, em um espaço de entretenimento ao contar com apresentações artísticas e culturais”, explicou.

“Ficamos entusiasmados com a apresentação deste projeto que tem tudo para dar certo, pois além de valorizar as especificidades da cada município, a exemplo da cultural local e potencialidades, a realização deste evento também oportuniza uma fonte de renda para a população da região movimentar a sua economia. Assim, não tenho dúvidas de que o Governo do Estado, através da Setur, vai apoiar a realização da Feira Regional do Polo dos Tabuleiros no que for necessário dentro das nossas possibilidades”, destacou o secretário Sales Neto.

Wagner Quintela disse que, conforme este projeto, será realizado um evento mensal em cada município, iniciando no mês de julho, em Rosário do Catete, com duração de até três dias, e nos demais meses após a confirmação de datas previamente combinadas e planejadas entre os municípios. “Para a viabilidade deste projeto será necessária a adesão de parcerias, por isso estamos aqui para solicitar o apoio do Governo do Estado para nos auxiliar na parte logística do evento, afinal, precisaremos de estrutura de stands, barracas, palcos, estrutura de sonorização, dentre outros”, considerou.

“Além de fortalecer o espírito de pertencimento de cada cidadão, e tornando conhecido o que cada município tem de melhor, esse projeto possibilita a realização de ações para movimentar a economia de cada município que compõe a região turística do Polo dos Tabuleiros, gerando oportunidades, mapeando os seus equipamentos turísticos e as vocações existentes para a concepção de rotas, circuitos e até mesmo a implantação de um consórcio de desenvolvimento econômico e social da região potencializando o turismo regional”, salientou João Lima.

O Fórum

O Fórum Regional de Turismo do Polo dos Tabuleiros é uma instância de governança regional constituída por 17 municípios: Carmópolis, Capela, Divina Pastora, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Siriri, Aquidabã, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhada dos Bois e Maruim.