Quinta-Feira, 13 de Julho de 2023 às 17:00:00
Eventos esportivos movimentam a economia do turismo
No final de julho, haverá duas competições nacionais: Torneio Cross Training Brasil e Jungle Fight

A realização de eventos esportivos impulsionam o setor de turismo, especialmente quando se tratam de torneios e campeonatos em nível nacional, responsáveis por mobilizar atletas de todo o Brasil e também por atrair turistas amantes de esportes. Desse modo, tais eventos estimulam toda uma cadeia econômica, visto que movimentam a rede hoteleira, os segmentos de viagens e de bares e restaurantes, entre outros.

Neste segundo semestre de 2023, mais especificamente nos meses de julho e agosto (veja calendário abaixo), o setor do turismo esportivo em Sergipe tem mais boas notícias para apresentar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), irá realizar competições do calendário nacional que envolvem grande número de pessoas e dão visibilidade ao estado, projetando-o e contribuindo para consolidá-lo como destino turístico.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por sua vez, atua em parceria com a Seel, promovendo e divulgando o destino Sergipe, atraindo mais eventos esportivos para o estado. Analisando a questão, o secretário Marcos Franco destaca que eventos esportivos mobilizam uma grande quantidade de pessoas, desde atletas a membros de comissões técnicas, além dos apreciadores de esportes. “São visitantes que contribuem para movimentar a economia do turismo esportivo em todas as suas vertentes, o que estimula a geração de empregos e renda, mote principal do Governo de Sergipe”, avalia.

Segundo Marcos Franco, durante a divulgação do estado nos mercados emissivos, sempre se destaca a estrutura existente para receber turistas. “Sergipe tem ambientes e infraestrutura propícios para diversas práticas esportivas. A atração desses eventos movimenta toda a cadeia do turismo, fortalecendo a economia estadual”, completa.

O secretário executivo do Esporte da Seel, Washington Coração Valente, enxerga o esporte como uma conexão importante entre diversas áreas, a exemplo da educação, saúde, segurança e também o turismo. “O esporte anda lado a lado com o turismo. Agora, Sergipe está entrando no rol dos grandes eventos esportivos do país. Isso com certeza vai movimentar a economia do nosso estado”, opina. E complementa: “Essa parceria é muito vantajosa para Sergipe, para o Governo do Estado. É muito importante que essas duas pastas andem juntas, porque uma consegue agregar à outra; uma completa a outra”.

Eventos

No final de julho, dois eventos devem comprovar isso. O primeiro será a seletiva Norte-Nordeste do Torneio Crossfit Brasil 2023, que acontecerá nos dias 22 e 23, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O espaço já recebeu shows e eventos esportivos como o Aberto Nacional de Judô e o Troféu Brasil de Ginástica.

O TCB 2023 reunirá mais de 400 atletas para participar da seletiva classificatória do principal evento da modalidade no país. As seletivas também estão acontecendo em outras cinco cidades brasileiras: Florianópolis (SC), Maringá (PR), Jundiaí e Sorocaba (ambas em SP) e Rio de Janeiro (RJ). As finais serão em Sorocaba, de 7 a 10 de setembro.

O segundo evento deste mês será o Jungle Fight Championship, maior campeonato de Artes Marciais Mistas (MMA) da América Latina. A competição ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho, também no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na capital. No dia 28, a partir das 14h, serão realizadas a apresentação e a pesagem oficial dos lutadores inscritos na competição. No dia 29, a partir das 20h, haverá dez confrontos, que serão transmitidos ao vivo pela TV Globo e nos canais fechados Combate e Sportv2.

O Jungle Fight em Sergipe reunirá lutadores sergipanos e de outros estados brasileiros para a disputa de cinturão e títulos de MMA. A principal luta da noite será protagonizada pelo sergipano William Colorado e pelo amazonense Júlio Pereira, na disputa pelo cinturão da categoria até 66kg. Trata-se, aliás, de um evento inédito em terras sergipanas.

Ineditismo

Vale destacar que é a primeira vez que um evento nacional de lutas  acontece no estado. De acordo com Washington Coração Valente, Sergipe sempre teve lutadores competindo, mas não havia oportunidade de trazer eventos nacionais desta modalidade para o estado. “Ter esses eventos faz com que valorize nossos atletas. Além disso, uma competição tão grandiosa como essa ser mostrada para o país inteiro [pela TV] colabora para divulgar o nome de Sergipe e atrair visitantes para conhecer nossos atrativos turísticos”, argumenta.

Está em fase de tratativas a realização de um evento de atletismo ainda este ano, que deve reunir, aproximadamente, 700 atletas. O secretário executivo do Esporte comenta, ainda, que há a intenção de aproveitar mais a grande extensão de areia do litoral sergipano, em especial a orla de Aracaju, para a realização de eventos esportivos. Além disso, há planos de interiorizar as ações. “Nosso interior também tem potencial de fazer com que o esporte cresça e ainda impulsione o turismo”, destaca.

Dias 22 e 23 – Torneio Crossfit Brasil (Constâncio Vieira).
Dias 28 e 29 – Jungle Fight, maior evento de Artes Marciais da América Latina (Constâncio Vieira).

De 11 a 13 – Etapa Regional de Confederação Brasileira de Basquete 3x3.
De 11 a 13 – O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub (Universidade Tiradentes – Unit).
Dia 26 – Campeonato Brasileiro Sênior de Wrestling 2023 – luta olímpica (Constâncio Vieira)
Dias 25 a 27 – Campeonato Master de Surf 2023 (Praia da Caueira)