Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023 às 16:00:00
Estande da Secretaria do Turismo é destaque em evento regional sobre cardiologia
Bastante elogiado, espaço instagramável foi projetado para divulgar os inúmeros atrativos turísticos de Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem realizado inúmeras ações para desenvolver o setor turístico no estado. Nas últimas semanas, o destaque tem sido o apoio dado a eventos de grande porte na área da saúde, responsáveis por atrair uma quantidade substancial de participantes. No mais recente deles, que uniu o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, cerca de 700 participantes foram ao Centro de Convenções AM Malls, onde a Setur apresentou um estande moderno e instagramável, que teve grande visibilidade e que foi bastante elogiado pelo ineditismo do conceito. Iniciado na última quarta-feira, 7, o encontro realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Regional Sergipe (SBC/SE) continua até este sábado, 9.

A secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita, destaca o potencial de Sergipe para a realização desses grandes eventos. Segundo ela, o estado tem boa estrutura para recepcionar os visitantes que movimentam toda a cadeia do turismo, o que, consequentemente, desenvolve a economia do estado. “É perceptível que Sergipe voltou para a rota dos principais eventos. Por isso, fico feliz com a realização de grandes eventos em nosso estado. Aliás, a Secretaria de Estado do Turismo realmente tem que apoiar e fazer um trabalho de mais captação de grandes eventos, porque Sergipe tem potencial”, avalia.

Segundo Daniela Mesquita, a ideia de colocar um estande com estética e conceito diferenciados é para deixar claro aos participantes que Sergipe é repleto de atrativos a serem experienciados. “Queremos mostrar que, se pudessem estender as estadas deles em nosso estado, há opções do que fazer, de onde ir. Então, apresentamos esse estande belíssimo numa pegada instagramável. Com esse imenso painel que retrata o Cânion de Xingó e a simulação de um barquinho, o visitante do estande tem a sensação de que realmente está navegando nas águas do Rio São Francisco. Desse modo, mostramos que realmente temos isso e muito mais a oferecer em nosso estado”, explica.

A presidente da SBC/SE, Dra. Úrsula Burgos, salienta que está muito contente com a boa repercussão do congresso que abrange profissionais do Norte/Nordeste do Brasil. “Conseguimos fazer essa congregação, que é muito importante para trocarmos ideias, para fazermos atualizações. No final das contas, isso é refletido para o nosso paciente, para um melhor cuidado para ele”, comenta. E complementa: “Sergipe tem recebido muito bem essas pessoas que, sem dúvida, movimentaram a cadeia turismo neste feriado prolongado. Sempre vem gente acompanhada da família e que aproveita para aproveitar os atrativos turísticos que o estado oferece”.

Muitos elogios

O médico cardiologista Rodrigo Costa é um exemplo disso. Vindo de Caruaru, no estado de Pernambuco, ele trouxe a família. Enquanto participa do evento para se atualizar sobre as questões da cardiologia, a mulher e os filhos vivenciam bons momentos explorando os atrativos de Aracaju, cidade que ele considera maravilhosa. “Já conhecia Aracaju, mas tinha 13 anos da última vez que vim aqui. Aracaju continua linda e mantém aquele ar bem aconchegante. O mesmo aconchego que senti ao chegar aqui no estande. Achei muito bonito. Eu, como nordestino, me identifiquei com todas as referências ao Nordeste, pois o estande tem traços bem tradicionais da nossa cultura”, analisa.

De São Paulo, capital, a jornalista Raquel Rojas, dona de uma empresa de comunicação voltada à área da saúde, com destaque para o segmento de Cardiologia Intervencionista, afirma que ficou impressionada com a estrutura do Centro de Convenções e também com a mão de obra qualificada dos profissionais de saúde do estado. São muito competentes”, considera.

Além disso, Raquel Rojas também destacou as referências regionais contidas no estande da Setur. “Muitas vezes, a gente desconhece o que o Brasil tem. Vocês colocaram muitas referências de Sergipe. Eu senti como se estivesse realmente no Cânion de Xingó nesse barquinho. Achei que vocês souberam montar o estande de uma forma bem interessante”, opina a jornalista.

Pela primeira vez em Aracaju, ela confessa que amou a cidade, tendo se encantado em especial pelo jeito acolhedor que os sergipanos recepcionam os visitantes. “Vocês são extremamente gentis, acolhedores, alegres. Há uma grande diferença aqui. Quando cheguei, me senti abraçada. E outro ponto altíssimo é a comida que eu não conhecia: a carne de charque. Amei! Ah, e o caranguejo é uma coisa, realmente fenomenal!”, enaltece, destacando que vai voltar um dia apenas para ‘turistar’.