Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023 às 18:15:00
Criatividade no estande de Sergipe chama atenção na Abav Expo 2023
Entre os diversos ambientes, o túnel denominado Nossos Leitos surpreende e encanta visitantes com conceito de imersão e emoção

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), levou o conceito de imersão e emoção para divulgar o Destino Sergipe na 50ª Abav Expo. Na maior feira de turismo da América Latina, que está acontecendo desde o dia 27 e que prossegue até esta sexta-feira, 29, no Riocentro, no Rio de Janeiro, Sergipe apresenta um amplo estande, no qual tecnologia e regionalidade se mesclam de tal forma que tem surpreendido e encantado os visitantes. Os elogios se multiplicam não apenas em função da beleza do espaço, mas, principalmente, pela experiência sensorial inovadora, que aguça todos os sentidos.

Projetado pela Setur, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e o Instituto Banese, o estande tem assinatura do arquiteto Ezio Déda em conjunto com a equipe dele. Em 100 metros quadrados, os visitantes apreciam os roteiros turísticos, as belezas naturais, o artesanato, as histórias, os saberes e fazeres do povo sergipano, tudo contado de maneira interativa num convite para que conheçam o estado e que sintam Sergipe de perto.

O estande foi dividido em sete ambientes: Espaço Arte naturalista, com ilustrações elaboradas por jovens artistas de Santa Luzia do Itanhy; o Ambiente Lampião e o Ambiente Arthur Bispo do Rosário, autoexplicativos, inclusive, com uso de inteligência artificial que dá “vida” aos personagens da História e da cultura de Sergipe; a Casa do Artesão Sergipano, onde peças de artesanato, como cerâmicas e bordados, compõem uma vitrine; um telão de forma côncava que mostra as belezas naturais de Sergipe e serve de pano de fundo para um palco onde um trio pé de serra mostra que Sergipe é o País do Forró; a Sala do Governador, um ambiente especial e elegante, usado para reuniões de negócios e que destaca o patrimônio cultural de Sergipe, como a renda irlandesa; e o Ambiente Nossos Leitos, réplica de uma instalação do Museu da Gente Sergipana, onde é possível viver uma experiência sensorial como se a pessoa estivesse navegando em um barco no rio, tendo imagens dos mangues, praias, Cânion de Xingó e muito mais.

Experiências

Um dos mais visitados, o Ambiente Nossos Leitos tem impressionado positivamente os visitantes. A experiência, segundo eles, é surpreendente e inovadora. A publicitária Andrea Nunes, de São Paulo, ficou encantada. “O que me encantou demais foi essa área do estande que é totalmente imersiva. Você se sente dentro de um barco, fazendo uma viagem. Eu acho que o turismo é isso. O turismo é uma mistura de sons, de cheiros, de sensações, e a gente consegue ter um pouquinho disso aqui. É muita criatividade. Parabéns!”, elogiou.

Diferentemente da amiga Andrea, a organizadora de eventos Vera Sesso, também de São Paulo, já conhece Sergipe. Ela também foi só elogios ao estande. “Visitando a feira, nos deparamos com esse estande  super interessante. Quando nós entramos nesse túnel, foi como se tivéssemos entrado de barco no mangue, que é muito típico desta região. Foi uma grande surpresa, porque é uma experiência sensorial e olfativa. Tem o cheiro da mata. A gente sente a tranquilidade, a beleza da natureza, e ainda é contemplado com um odor muito gostoso, muito característico. O estande está lindo demais!”, declarou.

Margarete Nunes, que é de Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro, também se mostrou encantada com tudo o que viu no estande. Destacou a beleza do artesanato, o design do estande, mas confessa que se encantou mesmo pelo túnel Nossos Leitos. Formando-se no curso de Guia de Turismo, afirmou que a experiência vivida naquele espaço abriu os olhos dela para como é importante divulgar um destino turístico fazendo a pessoa imergir nele de alguma forma. “Além da imersão daquele barquinho, onde eu me senti realmente navegando, que é incrível, a obra do artista Arthur Bispo do Rosário, a história sobre Lampião. Foi tudo excepcional, muito legal. Estou encantada! E, olha, Deus me permitindo, vou chegar em Sergipe e vou procurar por vocês”, avisa.

A funcionária pública Rita Parise, que mora no Rio de Janeiro, também relata a experiência dela ao conhecer o estande. Explica que observou cada detalhe com carinho e atenção para entender e conhecer um pouco sobre Sergipe. Também confessa que o túnel Nossos Leitos conquistou o coração dela. “Foi  maravilhoso! Uma sensação maravilhosa, me senti otimamente bem. É divino! Adorei, adorei! Nunca tinha visto algo parecido”, assegurou. E acrescentou: “Tenho muita vontade de conhecer Sergipe. Um dia eu vou!”.

De Minas Gerais, a administradora Ana Amélia Tagliaferri, que trabalha para o governo daquele estado, está na Abav Expo para atrair investimentos. Diante da exuberância do estande de Sergipe, segundo ela, não resistiu e entrou para “senti-lo” de perto e foi diretamente ao ambiente Nossos Leitos. “Chamou-me a atenção a questão da experiência, de conseguir sentir um pouco do que é estar dentro de um manguezal. Eu gostei muito dessa ideia. Nunca tinha visto nada igual. Conquistou meu coração. Deu vontade de conhecer Sergipe e as pessoas criativas que fizeram algo assim. Pensei: ‘Sergipe tem um povo inovador’. Parabéns mesmo e sucesso!”, destacou.