Terça-Feira, 03 de Março de 2020 às 17:00:00
Coronavirus: Governo reúne Associações Brasileiras de Agências de Viagem e da Indústria Hoteleira
O objetivo maior do encontro foi o de buscar parceria com o setor, tornando-os multiplicadores de informação e orientação à sociedade

O Governo do Estado deu um importante passo nesta terça- feira (03), no combate às informações inverídicas que cercam o novo coronavírus (Covid-9), quando as Secretarias de Saúde (SES), Comunicação (Secom) e Turismo (Setur) reuniram-se com representantes Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e Aena Desarrollo Internacional, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Santa Maria..

Na oportunidade, foi apresentado o conjunto de peças publicitárias produzidas pela SES para disseminar junto à população sergipana informações sobre o coronavírus e as formas de prevenção à doença.

O objetivo maior do encontro foi o de buscar parceria com o setor, que tem acesso a um grupo específico, que são os viajantes, tornando-os multiplicadores de informação e orientação para seu público. Com estas reuniões segmentadas, o governo pretende acalmar e tranquilizar a população para que se evite o pânico, a multiplicação de informações equivocadas.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, disse que o Governo sentiu a necessidade de dialogar com os representantes das agências de turismo, dos hotéis e do aeroporto de Aracaju para estabelecer um feedback positivo de informações com essas entidades. “A reunião foi muito boa, disponibilizamos para todos o material que estamos produzindo para que seja divulgado junto aos viajantes e hóspedes e acreditamos que esta conversa trará bons resultados”, disse Valberto de Oliveira, lembrando que desde que o primeiro caso suspeito de coronavírus chegou ao Brasil, reuniu-se com os secretários municipais de Saúde e de Educação, bem como com as unidades hospitalares públicas de privadas de Sergipe para deixar-lhes ciente do plano de contingência do coronavírus elaborado pela SES.

Na avaliação do secretário de Estado de Turismo e de Comunicação, Sales Neto, o conhecimento qualificado sobre o coronavírus é a ferramenta ideal para que se evite o pânico. “Tratamos de fluxo de informação de mão dupla, tanto do Governo do Estado para eles quanto deles para o Governo do Estado. Foi uma reunião proveitosa e acreditamos que vamos esclarecer os atores que trabalham com turismo, tornando-os replicadores das informações”, enfatizou.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) em Sergipe, Kátia Gadelha, destacou a importância da reunião com os secretários e assinalou que o mercado de agências não tem registrado alvoroço diante do coronavírus. “Estamos tranquilizando os clientes e observamos que a maioria deles está remarcando suas viagens para o segundo semestre sem problemas. Enquanto isso, os agentes de viagem estão sendo capacitados para passar informações verídicas e seguras aos passageiros e associados da ABAV”, declarou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) em Sergipe, Antônio Carlos Franco Sobrinho, garantiu que a hotelaria também está tranquila, sem cancelamentos e falou sobre a reunião. “Muita boa a iniciativa do Governo de conversar com a gente e propor essa parceria para a difusão das informações corretas, do mesmo jeito que foi interessante ouvir sobre a situação do vírus no Estado e as medidas que estão sendo tomadas. Dessa forma podemos acalmar nossos hóspedes com os fatos reais”, declarou.