Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023 às 14:00:00
Com estande impactante, Sergipe foi destaque na 35ª edição da Festuris Gramado
Governo do Estado, por meio da Setur, encerra 2023 fechando um ciclo de participações em feiras nacionais e internacionais de grande porte

Cumprindo o propósito de mostrar o potencial turístico de Sergipe e de promover o desenvolvimento do setor, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), fez sucesso na 35ª edição do Festival Internacional de Turismo (Festuris). O evento foi realizado entre os dias 9 e 12, de quinta a domingo, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Com um estande moderno, interativo e imersivo, cheio de regionalidade, a Setur apresentou atrativos turísticos muito além da Praia do Saco, em Estância, do Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, e dos pontos turísticos da capital, Aracaju, como as ações previstas para o verão 2023/2024: o Verão Sergipe e a Vila do Natal Iluminado.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, evidenciou o êxito do Festuris 2023 e a participação de Sergipe. “Participamos da Festuris, uma das maiores feiras da América Latina, com um estande impactante. Assim, fechamos um ciclo de feiras nacionais e internacionais de grande porte com um saldo positivo, como comprovam os milhares de visitantes e os muitos elogios dos que passaram pelo estande de Sergipe. Nosso espaço apresentou a cultura, a sergipanidade e os atrativos do nosso estado para todo o Brasil e também para o mundo, já que houve a participação de diversos países no evento”, considerou.

Agentes de viagens, guias de turismo, estudantes, imprensa e o trade turístico vivenciaram um pouco de Sergipe ao visitarem o estande sergipano com 28 metros quadrados, que prezou pela regionalidade e que teve a exibição de vídeos em telões de LED. Neles, as belezas naturais foram evidenciadas, assim como a cultura e gastronomia do estado. A agente de viagens Camila Lotti, de Porto Alegre (RS), ficou encantada com o que viu. “O estande de Sergipe está muito lindo, bem organizado e imersivo”, resumiu.

Já a agente de viagens Silvia Montezano, de Lajeado (RS), comentou sobre a cultura e as belezas naturais de Sergipe representadas no estande. Ela elogiou os roteiros turísticos do estado e a forma tecnológica como foram apresentados. “O visual do estande me chamou a atenção. Está muito bonito e interativo. Ainda não conheço Sergipe. É um destino muito interessante, e estou com muita vontade de conhecer o estado”, afirmou.

Festuris Ano 35

A Festuris 2023, que teve como mote Festuris Ano 35 – ‘Capital Humano – Chave da transformação’, contou com 2,8 mil marcas expositoras, 40 destinos internacionais, delegações de vários estados e municípios do país, além de empresas e profissionais líderes no mercado do turismo. O evento também contou com espaços segmentados, como o Luxury, Wedding, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Food and Drinks, além da feira de turismo.

A empresária gramadense Marta Rossi, fundadora do Festuris, disse que foi uma honra para a organização do evento contar com a presença do estado de Sergipe. Ela enfatiza, inclusive, que o Nordeste é um apelo muito grande para o Sul do Brasil e para o mundo. “A gente sabe que Sergipe é um dos destinos mais lindos que temos no nosso país, e a importância dele estar aqui é essa troca que se faz. É estar presente e levar ao evento o melhor, que são os negócios, as conexões. Ter Sergipe com esse espaço bem destacado, trazendo experiências para cá, fez a grande diferença”, salientou.